Tal aconteceu ontem à noite, junto ao Casino, no Grande Concerto de Daniela Mercury. A cantora brasileira contagiou o público com a sua alegria e energia em palco, com a sua voz inconfundível e as suas músicas tão conhecidas dos portugueses. Nem mesmo a chuva conseguiu retirar ritmo e brilho à atuação de Daniela Mercury que, durante mais de duas horas, brindou a Póvoa de Varzim com um magnífico espetáculo.

À semelhança do que aconteceu o ano passado, a RTP emitiu as nossas festas para todo o país e todo o mundo, através da RTP Internacional, dando oportunidade aos poveiros emigrantes de acompanharem as festividades da sua terra.

Ao longo de todo o dia 28, e até à 00h30, com um vasto leque de convidados, o nosso concelho foi dado a conhecer desde a história, ao património, passando pelas tradições e lendas locais. O artesanato, a gastronomia, o desporto, a cultura, a vertente empresarial e algumas instituições locais foram temas abordados. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, foi entrevistado falando do seu papel em prol do Município, investimento na dinamização social e económica e a Póvoa como destino turístico de excelência, com bons equipamentos, espaço urbano qualificado, boas unidades hoteleiras, restauração, entre outros.

E claro, em destaque estiveram as Festas de São Pedro, com todo o seu encanto, a sua história, com referência aos usos e costumes da comunidade poveira na celebração do padroeiro dos pescadores. À meia-noite, no interior do Porto de Pesca, houve uma sessão de fogo-de-artifício a abrilhantar a emissão e a noitada de São Pedro.

Também o canal de televisão Porto Canal emitiu, em direto, da nossa cidade, as Festas de São Pedro. O cenário foi o edifício dos Paços do Concelho e, durante cerca de uma hora e meia, passaram, pela Praça do Almada, as rusgas de São Pedro. Cada bairro atuou conferindo cor, ritmo e muita animação a esta emissão. O edil foi uma vez mais entrevistado falando das Festas da Cidade, do turismo cada vez mais significativo na Póvoa e programa cultural, económico e turístico diversificado.

De resto, a Noitada de São Pedro foi vivida com a intensidade que a caracteriza, repleta de milhares de pessoas. Aos poveiros, que celebram o seu padroeiro, com notória dedicação e imensa alegria, juntaram-se muitos visitantes que não quiseram perder a Festa da Póvoa de Varzim. A música, as fogueiras, as rusgas a desfilar, a visita aos tronos que embelezam cada bairro, a sardinha a assar e a boa disposição, tudo isto é obrigatório e não faltou.

O dia de ontem – Dia de São Pedro – contou com as habituais celebrações de caráter religioso em honra do padroeiro. Às 11h00, realizou-se a tradicional Missa de S. Pedro, na Igreja da Lapa.

Às 14h15, as Bandas Musicais da Póvoa de Varzim e de S. Martinho (Valongo) realizaram uma Arruada entre a Igreja Matriz e a Praça do Almada, onde deram um concerto e interpretaram de forma conjunta o tema “S. Pedro Poveiro”, por volta das 15h00, seguindo com a Arruada de regresso à Igreja Matriz.

Às 17h00, a Majestosa Procissão de S. Pedro saiu da Igreja Matriz rumo à Igreja da Lapa.

O dia de ontem terminou em grande com um espetáculo único de Daniela Mercury.

E hoje, 30 de junho, a festa continua com a segunda noitada com animação em cada Bairro e fogo-de-artifício à 1h00.

Este ano, espetáculo das Rusgas será sábado, 1 de julho, às 22h00, no Estádio do Varzim SC.. As Rusgas da Póvoa, MAPADI, Mariadeira, Regufe, Belém, Norte, Matriz e Sul, vão subir ao palco e brilhar com as suas danças e músicas. Depois das atuações poderá assistir a um inesquecível espetáculo de fogo-de-artifício com música, entre a Avenida dos Banhos, o Largo do Alto de Martim Vaz e a Marginal Norte. No dia seguinte, domingo, 2 de julho, às 10h00, com partida da Avenida dos Banhos, será realizada a Corrida de S. Pedro, uma tradição que não poderia faltar nesta programação. Nesse dia, às 16h00, também na Avenida dos Banhos e até à Avenida dos Descobrimentos, as Rusgas Mariadeira, Norte, Regufe, Sul, Belém, Matriz e das freguesias do concelho vão participar no Cortejo de Usos e Costumes.

Aproveite estes últimos dias de festa…