O livro é constituído por histórias escritas e ilustradas por autores de palmo e meio que revelam não apenas arte e engenho, imaginação e talento, capacidade de sonhar, de criar e de ficcionar, mas também a destreza necessária, para, recorrendo à escrita, transmitir a miúdos e graúdos valores como a amizade, a solidariedade, o respeito, a tradição, mas também a traquinice e o divertimento.

Foram publicadas os trabalhos premiados no concurso de 2010:

· A Casa Misteriosa (1º. Lugar), pelos alunos do 4º. Ano do Jardim-Escola João de Deus, de Agra, Salreu, Estarreja;

· Contou-me o meu avô (2º. Lugar), pelos 4º. B da Escola EB 1 de Ferreiros, Baguim do Monte, Gondomar;

· João Ratinho à procura de casa (3º. Lugar), pelos alunos do 4º. Ano, TO2 da Escola EB 1 Monte, de Touguinhó, Vila do Conde;

· Um Anjo Diferente, (menção honrosa exclusivamente pelo texto), pelos alunos do 4º. Ano, AL4, da Escolas EB1/JI de Arcozelo, Água Longa, Santo Tirso;

· Miguelras em busca de amigos, (menção honrosa exclusivamente pela ilustração), pelos alunos do 4º. Ano da Secção portuguesa da Escola Europeia do Luxemburgo  – Lux I.

Neste evento, será também anunciado o arranque da III edição do Prémio Literário Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas | Porto Editora, que tem como objectivo premiar trabalhos colectivos originais, promovendo, dessa forma, o gosto pela leitura e pela escrita nos mais pequenos.

Porque é de pequenino que se escreve com tino.