Deixarás a Terra é um livro profundamente íntimo que revela anos de pesquisa familiar sobre uma intricada árvore genológica.

Renato Cisneros oferece-nos um relato fascinante sobre a história da sua família e a história do Peru, do século XIX até meados do século XX, numa narrativa fluida onde parece ouvirmos um amigo a confessar um segredo familiar.

Um segredo que revela o início da estirpe familiar entre o amor proibida de um padre de uma pequena vila com uma senhora de Lima, e os problemas que acarretou a duas famílias.

É impossível não refletir sobre a vida familiar, não só do autor como das nossas, e pensarmos que, afinal, todos podemos carregar sombras e o peso de algo que nunca é dito em voz alta.

Gente séria é um retrato do Portugal profundo e de uma família aparentemente vergada às leis de Deus. 

Uma comunidade temente a Deus, mas capaz dos maiores pecados. 

Tudo gente séria. Mas capaz de matar.

A ação decorre entre 1987 e 1995, numa aldeia dos arredores do Porto.

Será que o 25 de Abril mudou assim tanto o Portugal profundo que vive longe das grandes cidades?

Os portugueses podem ser um povo acolhedor, humilde e honrado.

Mas têm um lado negro. Este livro ousa mostrá-lo.

 Trazem o que lhes restou: um caderno, um brinco, fotografias, a t-shirt do filho que morreu, um bebé a crescer na barriga, o barulho do seu quarto a ruir. Atravessado o mar, ergue-se o obstáculo inesperado: o muro construído pela hostilidade, esquecida dos que sucumbiram sem refúgio em território europeu, há menos de um século. À porta do muro alastram os campos de refugiados – chão de pedras, ratos, tendas fustigadas pelo sol, pela neve, pelas quezílias.

De todo o mundo acorrem os que ajudam. Levam as mãos para amparar, mimar, oferecer e cozinhar, os olhos para ver e entender.

As histórias são mais que mil e uma. A de Amina e Omid, os fugitivos, a de Dimitris, o grego cercado pelos seus próprios muros, as de Ann e Saud, Juan e Eleni. Vidas suspensas, à beira do muro, à porta da Europa. Esta é a história de Um muro no meio do caminho. 

Ainda na tarde de hoje vai poder assistir a uma sessão na Universidade Sénior com Onésimo Teotónio Almeida, às 17h30 vai ser apresentado o livro O inventário do Sal, de José Alberto Postiga.

Acompanhe o 19º Correntes d’Escritas no portal municipal e no facebook Correntes, onde pode consultar o programa completo do evento e ficar a par de todas as novidades