O concurso que premeia o melhor doce tradicional realizou-se ontem, 1 de Dezembro, no Solar dos Carneiros que, pelo segundo ano consecutivo, “empresta” o espaço ao Pelouro do Turismo, organizador do evento. Até há dois anos, o concurso “Delícia de Rabanada” realizava-se no Posto de Turismo mas, com a renovação do Museu Municipal, este tornou-se o espaço ideal para receber o grande número de pessoas que gosta de experimentar as Rabanadas à Poveira neste dia. E porque, de facto, são muitos aqueles que gostam de provar os doces e, claro, opinar sobre quais os melhores, a organização inseriu uma novidade no concurso deste ano. O que antes eram opiniões dadas apenas aos familiares e amigos tiveram ontem grande importância, já que o público pôde votar na sua Rabanada preferida – Prémio do Público. Um grupo de formandas de um curso de culinária administrado pelo Centro Paroquial e Social de Aver-o-Mar decidiu concorrer por iniciativa própria e acabou por confeccionar o doce eleito, levando para casa um cabaz de Natal.

Rui Gomes de Aguiar convenceu o júri e ganhou o primeiro prémio do concurso. O vencedor disse que “foi o meu filho quem me persuadiu a concorrer”. O restaurante 31 de Janeiro venceu na categoria Casa Comercial, seguido pelos restaurantes Di António e Os Três Rapazes II, 2º e 3º lugar respectivamente.

Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura, entregou os prémios aos vencedores e manifestou “o grande prazer que é ter tanta gente cá a apreciar o que é tradicional da Póvoa de Varzim”. Impossível para o autarca seria ser membro do júri: “Não seria capaz de provar 18 Rabanadas. Dou valor a todos os elementos que têm a difícil tarefa de escolher a mais saborosa. Provei três ou quatro e já não conseguiria provar mais nenhuma, quanto mais 18” brincou. “Começamos há treze anos com este concurso, sem adivinhar o sucesso que é hoje. São tantas as pessoas que gostam de participar nesta festa que já não cabíamos no Posto de Turismo e estamos, agora, muito bem instalados no Museu Municipal”, recordou Luís Diamantino.

Durante toda a tarde estiveram à venda Rabanadas à Poveira, confeccionadas por vencedores de edições passadas. O lucro das vendas reverterá, integralmente, a favor do MAPADI, instituição sorteada ontem à tarde, entre as 16 instituições do concelho, e que arrancou aplausos de todos os presentes.

Mas, antes de serem anunciados os vencedores e enquanto o júri degustava os 18 doces concorrentes, o público pôde aprender a confeccionar e provar uma interpretação da Rabanada à Poveira feita por José Alexandre, apresentador de um programa de culinária no Porto Canal. Uma sobremesa picante e com sabor a hortelã foi a proposta do Chef.

O concurso “Delícia de Rabanada” é organizado há 13 anos com o objectivo de divulgar o doce tradicional poveiro e promover a sua inserção nas ementas dos restaurantes do concelho.