Para além do atletismo, o atleta do SL Benfica continua a somar sucessos igualmente no halterofilismo. Este sábado, em Aveiro, António Vital e Silva alcançou o 1º lugar no arranque (130kg), arremesso (175kg) e total (305kg) no Campeonato Nacional da modalidade, alcançando assim 3 medalhas de ouro e 3 novos recordes nacionais.

Quanto ao Atlético da Póvoa, o fim de semana voltou a ser recheado de medalhas nos mais variados escalões. Na sexta-feira, Avelino Eusébio foi 3º classificado nos 10km da São João Night Run de Vila do Conde, com o tempo de 32m 34s. No sábado, foi a vez da equipa de benjamins alcançar o sucesso no regional do escalão, disputado em Lousada. Coletivamente, a equipa feminina foi vice-campeã regional e a equipa de estafetas 4x50m foi campeã regional. A nível individual, Lara Figueiredo venceu a prova no salto em comprimento e nos 50m; Beatriz Maio foi 2ª colocada no salto em comprimento; Filipa Craveiro terminou em 2º nos 60m barreiras; Bruno Areias foi 2º no salto em comprimento e 3º nos 60m; Frederico Oliveira terminou os 60m barreiros no 2º posto e Leonor Lopes alcançou o 3º lugar no lançamento do peso;

No domingo, em Braga, quatro “verdinhos” estiveram em evidência no Nacional Olímpico Jovem 2017, em representação do Distrito do Porto. O destaque maior vai para André Regufe e Carlos Carvalho, que se sagraram campeões nos 1.500m obstáculos e na estafeta 4x80m, respetivamente. Mariana Novo foi vice-campeã no salto em comprimento e Rúben Oliveira alcançou a 8ª marca nacional em 19 participantes, melhorando o seu recorde pessoal de 12,13m para 12,37m. Coletivamente, a Associação de Atletismo do Porto sagrou-se vice-campeã nacional.

A terminar um fim de semana de sucessos para o Atlético, Nuno Loureiro obteve os mínimos nos 3.000m no domingo, em Lousada. Desta forma, o jovem atleta junta-se à comitiva poveira composta por André Regufe, Ruben Oliveira e Mariana Novo, que irá participar nos Nacionais de juvenis em Abrantes, nos dias 24 e 25 de junho.

Relativamente às artes marciais, a Associação Academia de Kung-Fu da Póvoa de Varzim (AKFPV) brilhou ao mais alto nível no 11º Campeonato Tradicional da modalidade, que se realizou no passado dia 27 de maio, no Pavilhão Pedro Eanes Lobato, em Lisboa. Ao todo, foram 21 as medalhas conquistadas pela coletividade poveira no prestigiado certame, que reuniu 118 atletas de 7 escolas portuguesas. Em Qingda, António Adonias (cadetes >70kg), Rui Santos (seniores >60kg a <65kg) e Carlos Aguiar (seniores >70kg a <75kg) alcançaram a medalha de ouro, enquanto João Nunes (cadetes >65kg a <70kg) e André Vila Verde (seniores >75kg a <80kg) conseguiram a prata. Em taolu, os poveiros arrecadaram um total de 4 medalhas de ouro, 9 de prata e 3 de bronze, tendo ainda conseguido 2 prémios de campeões absolutos. Primeiro lugar do pódio para Francisco Faria (punhos tradicionais sub-12), Guilherme Pinto e Miriam Marques (2 homens punhos), Francisco Faria e Hugo Marques (2 homens punhos) e Miriam Marques (punhos tradicionais sub-12); medalhas de prata para Guilherme Pinto (punhos tradicionais sub-12 e armas tradicionais curtas), Miriam Marques (armas tradicionais curtas), Rafael Neves (armas tradicionais curtas), Adriana Matos (punhos tradicionais sub-14), Filipa Soares (punhos tradicionais sub-16 e armas tradicionais curtas), Rui Santos (punhos tradicionais seniores iniciados) e Maria Helena Nunes (punhos tradicionais seniores iniciados e armas tradicionais curtas); medalhas de bronze para Rafael Neves (punhos tradicionais sub-14) e Nuno Cadilhe e Joaquim Rosa (2 homens punhos).

Em karaté, decorreu no sábado mais um campeonato da modalidade, organizado pela FNKP. O jovem atleta da União Poveira de Karaté (UPK), João Ribeiro destacou-se na competição ao vencer mais uma Liga Olímpica de forma inequívoca, encerrando assim a época desportiva com mais de uma dezena de primeiros lugares em grandes provas do karaté nacional e internacional.

Quanto ao Centro de Karaté Aguçadourense (CKA), a turma poveira deslocou-se a Coimbra, no sábado, com 10 atletas para participar no treino de graduados e de preparação para exames, orientado pelos senseis José Melo (7º Dan) e José Castro Lopes (5º Dan). No domingo à tarde, 17 atletas e o treinador do CKA participaram num treino de seleção regional Norte, que teve lugar em Santo Tirso. Destaque ainda para a presença do sensei Vítor Poças no 6º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, organizado pela  Confederação de Treinadores de Portugal, durante o fim de semana, em Gondomar.

Dentro de água, destaque para a meritória participação da secção de natação pura do Clube Naval Povoense (CNP) no Meeting Internacional do Porto, este fim de semana. De entre os resultados obtidos pelos quatro jovens atletas em representação do CNP (Hugo Vieira, Miguel Soares, Inês Cadilhe e Ema Cambas), destaque para a final b de Miguel Soares, em 100m bruços. Esta foi a estreia dos jovens nadadores poveiros neste importante meeting internacional, que serviu como preparação para a parte final da época e como mais uma importante etapa no seu crescimento como nadadores.