Os atletas poveiros batalharam, mais um fim-de-semana, para trazer bons resultados para casa e o esforço foi compensado.

Os Rangers da Póvoa Clube e a sua equipa de competição ficaram em 4º lugar, na divisão 3-man realizada no sábado, no Europeu da modalidade em Praga.

Na divisão 4 X-ball- 5×5  não conseguiram passar às finais, ficando assim, em 7º lugar quando apenas os 6 primeiros passavam. Na geral os Ranger ficam assim em 4º lugar na divisão 5×5, a última etapa será realizada em Amesterdão em setembro onde a equipa fará tudo para conseguir os apoios necessários para estar presente e lutar pelo pódio final da geral do Europeu.

A UPK vai levar 5 atletas na defesa da bandeira Nacional no Campeonato do Mundo de karate Shotokan, são eles Cátia Teixeira em kumite senior; João Ribeiro em kumite senior; Rita Ribeiro em kumite cadete; Francisca Leonor em kumite cadete e Ricardo Lopes em kata cadete.

Ainda neste fim- de-semana, esta associação organizou o estágio de mudança de gradações, onde cerca de 60 crianças mudaram de cinto. A UPK é cada a vez mais uma associação de Caráter formativo a nível desportivo e humano. Neste momento, tem na sua formação 16 cintos negros: Fernando Miranda e Artur Monteiro são os mais graduados 4° Dan, José Costa 3°Dan, Cátia Teixeira, Rafaela Oliveira e Fernando Marques 2°Dan o restante 1°Dan que comandam uma estrutura de 120 atletas, é uma associação que mesmo estando na vertente desportiva e competitiva preserva as raízes do karaté ancestral. 

No domingo, Fernando Miranda, José Costa da UPK estiveram presentes no estágio Internacional com o Brasileiro Sensei Vinicio Antony 5 Dan em Karaté MMA conection.

Do Karaté, para dentro de água, na Natação os cadetes B e C do CNP natação – Ana Liberal, Francisca Andrade, Tomás da Mata, Afonso Rodrigues, João Torres e Nicolai Dreyko participaram na última prova da época, o Torneio de Técnicas Combinadas nas Piscinas Municipais de Penafiel. Os seis poveirinhos tiveram um desempenho excelente, demonstrando boas capacidades e bons indicadores para o futuro e alguns lugares de destaque e um resultado geral bastante bom, o que deixou bastante satisfeito o treinador Estêvão Liberal.

Por sua vez, a secção de natação pura informa que os nadadores – Matilde Fontes, Afonso Liberal e Luís Carvalho, cadetes A treinados pelos treinadores Estêvão Liberal e Joana Lopes, estiveram presentes no Estágio Nacional da categoria em Tomar, demonstrando nos dias 20 e 21 de julho um excelente desempenho e capacidades ao comando dos representantes técnicos da Federação Portuguesa de Natação.

O nadador Master do CNP, Marco Silva, participou entre 19 e 21 deste mês nos Campeonatos Nacionais de Masters em Reguengos de Monsarraz.

Ainda dentro de água, a Varzim Lazer recebeu no sábado passado, a maior aula de Aquafitness de sempre. A quarta edição deste evento, promovido pela Portugal Aquatraining em parceria com a Varzim Lazer, contou com a participação de mais de 200 desportistas, orientados por mais de 20 professores, que coordenaram, em simultâneo, a atividade na Piscina Olímpica.

Os desportistas tiveram a oportunidade de experimentar as mais variadas modalidades Aquafitness, tais como: Aquatraining, Hidrobike, Hidroginástica, Aquajump, Aqua Step, Aqua Circuit training dando a conhecer a importância do exercício físico dentro de água e as diferentes modalidades que existem.

Na estrada, este fim-de-semana realizou-se o Rali de Famalicão, prova candidata ao Campeonato Norte 2020 e pontuável para o Desafio Kumho Portugal organizado pelo Team BAIA.

 Esta prova teve um significado especial para a equipa da Póvoa de Varzim, pois foi a estreia para as duplas da equipa neste Rali em piso de Asfalto e também marca nova estreia de Manuel Martins a bordo do Peugeot 206 RC Gr.A, em troca com o habitual Gti.

 A equipa este ano conta com os habituais parceiros: Liqui Moly, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Crédito Agrícola, SKF, Imofilter, Póvoacar, SBL, Gruzim, NorteShopping, Unique Poufs, Nagim- Fitness, Vietauto, Garrafeira DiVinus, Padaria Dragão e CarbonSense, apoios que nos permitem realizar o nosso projeto desta temporada.

 Mais um fim de semana de competições Regionais e Nacionais para a secção de Atletismodo CDP, realizou-se os Campeonatos Portugal de Pista Ar Livre em Lisboa no Estádio Universitário e o Campeonato Regional de Estrada em Felgueiras.

O Clube Desportivo da Póvoa nos Campeonatos de Portugal esteve presente com 3 atletas; Pedro Frasco no desporto adaptado e Ana Granja e Vasco Alves no lançamento do Martelo.

O atleta Júnior Pedro Frasco esteve em evidência nestes campeonatos ao sagrando-se Campeão Nacional Desporto Adaptado na categoria T13 nos 100m com um novo Recorde Pessoal de 12.06s com vento regulamentar 1.1 ficando a 6 centésimos dos mínimos para os Jogos Paraolímpicos Tóquio 2020. No Lançamento do Martelo Ana Granja alcançou a 8º posição com o registo de 41,14m e Vasco Alves foi 9º classificado com o registo de 44.07m.

Referente ao Campeonato Regional de estrada em Felgueiras, o CD Póvoa fez-se representar com a seguinte comitiva: em Benjamins contou com a participação da Ilda Silva, Vitória Silva, Leonor Silva, Diogo Silva e Renato Monteiro; em Infantis Francisca Rua e Beatriz Silva; em Juvenis Juliana Silva; em Séniores Nadine Laranjeira e Martim Machado; em Veteranos Fátima Silva, Vitor Rodrigues, Rui Leites, Paulo Silva.

Destacamos 5º lugar de Fátima Silva e Paulo Silva no escalão de Veteranos.

Esta prova contou ainda com participação dos Irmãos Vital e Silva, em que António Vital e Silva sagrou-se Campeão Nacional de Lançamento do Martelo 7.26kg com o registo de 71.59m e Filipe Vital e Silva sagrou-se Vice-campeão Nacional no lançamento do Disco 2kg com o registo de 53.37m.   

O Campeonato Nacional da Disciplina Olímpica de BTT (XCO) realizou-se, este domingo, no Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria, Guimarães, entre os 10 representantes da equipa, o destaque vai para o Filipe Ramos que numa corrida isenta de erros onde atacou e contra-atacou o seu adversário mais direto da primeira à última, a corrida foi decida ao sprint, não conseguindo vencer mas, demonstrado estar num excelente momento de forma. 

O Poveiro e Aguçadourense, Lucas Lopes, ciclista da equipa BMC/PÓVOA DE VARZIM /CDC Navais representará Portugal no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que se realiza esta semana em Baku, Azerbaijão. A Equipa Portugal de ciclismo será composta por três cadetes masculinos e por três cadetes femininas, escolhidos pelos selecionadores nacionais, José Poeira e Ana Rita Vigário.