Mais um fim-de-semana, mais conquistas e metas atingidas pelos atletas poveiros.

Este fim-de-semana foi de competições Internacionais e Mundiais para a secção de Atletismo do CDP com os nossos atletas no TOP TEM. Realizaram-se os Campeonatos do Mundo de juniores IPC, na Suíça e o Torneio Internacional de Lançamentos em Leiria.

O atleta poveiro Pedro Frasco foi um dos selecionados para estar presente no Campeonato do Mundo de Juniores IPC para competir nas provas de 100m e 400m, competição que teve lugar em Nottwil, na Suíça, de 1 a 4 de agosto.

Na cerimónia de abertura destes campeonatos Pedro Frasco foi Porta-Bandeira da nossa seleção.

Referente à competição o atleta teve uma excelente prestação ao alcançar o 11º lugar nos 100m com o registo de 12,23s na categoria T11-T13 e o 10º lugar nos 400m com o registo de 56.62s na categoria T11-T13 com um novo recorde pessoal, próximo dos mínimos B exigidos pelo comité Paraolímpico.

A lançadora Ana Granja do CDP deslocou-se, no passado fim-de -semana a Leiria para competir no XXIV INTERNATIONAL THROWING MEETING na prova de Lançamento do Martelo 4kg, alcançando a 9ª posição com o registo de 44.76 m.

Lucas Lopes (BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais) conquistou no fim-de-semana passado a 12.ª Volta a Portugal de Cadetes, graças ao terceiro lugar na última etapa da prova, ganha por Flávio Maurício (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact). 

Os derradeiros 70,3 quilómetros, entre Tomar e Ourém, revelaram-se decisivos, provocando a mudança de dono da camisola amarela. O percurso exigente promoveu alguma seleção, mas a chegada menos áspera permitiu que as diferenças fossem escassas entre os primeiros 20 classificados. 

Flávio Maurício consegui a vitória, com 2 segundos de vantagem sobre Rodrigo Paiva (Grupo Desportivo de Lousa) e 3 segundos à melhor sobre o grupo que, mercê da vantagem conquistada na primeira etapa, discutia a geral individual. 

O melhor corredor dos que aspiravam à camisola amarela foi Lucas Lopes, terceiro classificado nesta terceira e última etapa. Seguiram-se Diogo Sousinha (Grupo Despotivo de Lousa) e Iker Bonillo (Giménez Ganga/Primoti/Tocobike). 

Com os três primeiros classificados da geral igualados em tempo, foi necessário recorrer ao critério dos pontos para desempatar e encontrar o vencedor. 

Lucas Lopes ficou no lugar mais alto do pódio, seguido por Diogo Sousinha e Iker Bonillo. 

 Alinharam na XII Volta a Portugal de Cadetes, 160 corredores de 5 nacionalidades, 25 equipas, das quais 3 eram espanholas e uma equipa Francesa.

Terminaram 107 corredores na XII Volta a Portugal de Cadetes.

A equipa BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais alinhou com o limite máximo de corredores permitido de 7 elementos. 

Seis elementos concluíram a XII Volta a Portugal de Cadetes a excepção do corredor Hugo Cruz que sofreu uma queda na primeira etapa a 7km da meta tendo fraturado a clavícula.

De realçar o excelente trabalho de equipa de todos os elementos, com objetivo da vitória final. 

Filipe Ramos ( BMC / Póvoa De Varzim / CDC Navais) e Tiago Sousa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) vencem a 6ª Edição do Vila do Conde Peneda – Gerês Extreme

A prova composta por três etapas é uma prova em BTT com orientação por GPS, decorreu nos dias 2, 3 e 4 de agosto com uma extensão total de 280km e 6000 D+.

Esta prova tem como objetivo desafiar os participantes a pedalarem de Vila do Conde à Alta Montanha no Parque Nacional da Peneda- Gerês.

Os atletas participam em duplas masculinas, femininas ou mistas, devendo circular sempre juntos e tem um percurso obrigatório a cumprir sem utilizar ajuda exterior.

Decorreram no Funchal os campeonatos nacionais de juvenis e absolutos / Open de Portugal, tendo estado presente um grupo de 6 nadadores CNP (3 juvenis Tiago Carvalho, Marta Rodrigues, Ana Rita Oliveira, 1 júnior Sérgio Araújo e 2 seniores Miguel Soares, Leonie Ferreira). Os nadadores CNP confirmaram os resultados de uma excelente época, demonstrando um grande momento de forma, alcançando no global 15 recordes pessoais, 9 recordes absolutos do clube, 8 finais e 3 pódios. Destaque para Ana Rita Oliveira, com 4 finais e 3 pódios (título de Campeã Nacional nos 100 costas, vice campeã nacional nos 200 costas e terceiro lugar nos 100 livres). Miguel Soares alcançou uma final absoluta. Sérgio Araújo esteve presente em 2 finais absolutas, sendo o 4° no escalão júnior. Tiago Carvalho ainda como juvenil subiu 14 lugares na classificação final em relação ao seu tempo inicial. A juvenil Marta Rodrigues foi 11°e 12° nas provas de bruços. Leonie Ferreira foi 26° absulta nos 50 livres.