O atletismo poveiro viveu dois dias de excelência, com quatro jovens do Atlético da Póvoa a serem selecionados para vestirem as cores do distrito do Porto no Olímpico Jovem Nacional 2017, a decorrer nos dias 2 e 3 de junho, em Braga. André Regufe nos 1.500m obstáculos (iniciados), Carlos Carvalho no salto em altura e na estafeta 4x80m, Rúben Oliveira no lançamento do peso e Mariana Novo nos 3.000m, no salto em comprimento e na estafeta 4x100m, foram os atletas convocados pela Associação de Atletismo do Porto.

A nível de resultados, foram dois dias brilhantes para o clube poveiro. Na Maia, decorreu o Campeonato Regional de iniciados, que consagrou André Regufe como campeão regional nos 1.500m  (com mínimos de participação no Nacional de juvenis) e nos 1.500m obstáculos, tendo batido o recorde regional nesta disciplina, que datava de 2012, obtendo desta forma a segunda melhor marca nacional de sempre. Carlos Carvalho foi 3º colocado nos 100m barreiras e vice-campeão regional no salto em altura; Daniel Campos foi vice-campeão regional nos 250m e João Brás foi 3º no quadruplo salto; Carlos Carvalho, João Brás, André Regufe e Daniel Campos foram vice-campeões regionais nas estafetas 4x80m e Elisabete Marques, Marta Marques, Rafaela Santos e Filipa Monteiro quedaram-se pelo 3º posto na ala feminina. Coletivamente, a turma poveira alcançou o 3º lugar no escalão masculino.

Por fim, teve lugar o Apuramento para o Nacional de Clubes 2017, em Guimarães, com o Atlético da Póvoa a ser o porta-estandarte do atletismo poveiro, apurando a sua equipa pelo segundo ano consecutivo para os Nacionais de Clubes, a realizaram-se em Leiria nos dias 22 e 23 de Julho. O Atlético da Póvoa foi novamente a primeira equipa a apurar-se na 3ª Divisão onde lutará pelo tão desejado título de Campeão Nacional. Destaque ainda para as marcas de Mariana Novo, que estabeleceu novo recorde pessoal de 11,80m no triplo salto, marca que lhe permitirá participar nos Campeonatos de Portugal, assim como Pedro Silva nos 800m e André Gomes nos 400m Barreiras.

Em karaté, o Barreiro recebeu o Campeonato Nacional de infantis, iniciados e juvenis, da Federação Nacinal de Karaté Portuguesa, no passado sábado. O Centro de Karaté Aguçadourense (CKA) e a União Poveira de Karaté (UPK) fizeram-se representar brilhantemente no certame, alcançando um total de 11 medalhas para a Póvoa de Varzim. O destaque maior vai para Pedro Ribeiro, do CKA, que se sagrou campeão nacional nacionais de iniciados na categoria de -37kg e Rita Ribeiro, da UPK, que se sagrou tricampeã nacional em juvenis +55kg. Francisca Leonor, da UPK, e Bruna Ponte, Luciano Novo, Paulo Loureiro, Eva Flores, Duarte Brás, Aires Dias, Ana Cláudia Dias e Pedro Vieira, do CKA, alcançaram todo um prestigiado 3º lugar nas suas categorias.

No domingo, de destacar o 2º lugar alcançado por Filipa Costa, do CKA, no Campeonato Universitário e a prestação de Bruno Amaro, que esteve perto de alcançar o pódio, mas perdeu no combate para a atribuição de medalhas.

O Clube Naval Povoense (CNP) marcou presença na praia de Leça da Palmeira para a 3ª etapa do Circuito Regional de Bodyboard. Numa prova com quase 100 atletas inscritos, Miguel Matos (em sub-12), Joel Rodrigues (em sub-14) e Ana Peres (em sub-18) venceram as respetivas provas e sagraram-se campeões regionais, ainda com uma prova por realizar. Realce igualmente para a vitória de Octávio Silva no Open e de Joel Rodrigues, que venceu também em sub-16. Miguel Silva obteve dois pódios (3º em sub-16 e 4º em sub-14), Jacinto Pascoal e José Silva foram 2º e 4º nos sub-18, respetivamente e no feminino, Raquel Oliveira alcançou o 2º lugar, Daniela Castro foi 3ª e Filipa Castro terminou na 4ª posição.

Igualmente em bodyboard, disputou-se o Campeonato Nacional Universitário, na passada quinta-feira, em Leça da Palmeira, com os atletas do CNP em grande evidência. Ricardo Rosmaninho (em representação do curso de Ciências do Desporto e Educação Física da FCDEF) foi o grande vencedor e sagrou-se assim Campeão Nacional Universitário; Octávio Silva (com as cores do curso de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto) foi 3º classificado e Isaac Moreira (pelo curso de Gestão da UPT) ficou em 5º lugar.

Em natação, o CNP exibiu-se ao mais alto nível no Torneio Nadador Completo, disputado nas piscinas municipais de Lousada. A equipa de cadetes, constituída por Maria Silva, Beatriz Rodrigues, Beatriz Pires, Érica Castro, Filipa Rodrigues, Francisca Pimenta, Matilde Silva, Gabriela Ferreira, Guilherme Andrade, André Flores, Rodrigo Conceição  e João Almeida destacou-se pela prestação ao nível técnico e pelo espírito de grupo e união demonstrado ao longo do fim de semana, num torneio bastante difícil onde todos os atletas têm de efetuar todas as provas, quatro de cada estilo de nado e mais uma de estilos.

Relativamente às modalidades coletivas de pavilhão, o Póvoa Andebol disputou, este fim de semana, os jogos mais importantes da sua época desportiva no que toca aos escalões de iniciados, juvenis e seniores. A equipa de seniores jogou em casa, perante um pavilhão repleto de gente, e venceu de forma categórica (31-25) o primeiro classificado da prova, o Clube Propaganda Natação, tornando o sonho da Segunda Divisão possível. De salientar que esta subida de divisão acontece 25 anos depois do CD Póvoa o ter também conseguido, mas desta vez, coube ao Póvoa Andebol uma histórica primeira subida, depois de ter lutado para que o andebol da Póvoa de Varzim se mantivesse vivo.

No escalão de iniciados a sorte não bateu á porta da formação poveira, que apesar da excelente campanha feita até aqui, não conseguiu vencer a final regional diante do Colégio dos Carvalhos. Os juvenis marcaram presença na Final4 Regional do escalão e ganharam ao Padroense depois de muito esforço e de terem vencido nas meias-finais a equipa de Leça da Palmeira. 

As modalidades de pavilhão do CD Póvoa também estiveram em plano de evidência, este fim de semana. Destaque para o escalão de sub-16 de basquetebol, que conseguiu o apuramento para a fase final do Campeonato Nacional, a disputar-se em Lisboa nos dias 8, 9 e 10 de Junho. Os jovens poveiros venceram o SC Beira-Mar por 78-69, na última jornada da zona norte. Vasco da Gama, Queluz e Barreirense serão os oponentes da equipa poveira na luta pelo título nacional de sub-16. Os restantes escalões do basquetebol poveiro seguiram o exemplo e somaram por vitórias todos os jogos disputados: 77-44 sobre o Guifões SC em sub-19 feminino; 68-61 sobre o SC Beira-Mar em sub-14 masculinos;  80-39 perante o AE Vale Oli em sub-16 feminino e 57-38 sobre o Basquetebol Leça em sub-14 feminino.

A equipa de seniores do hóquei em patins do CD Póvoa despediu-se dos adeptos com uma derrota por 7-5 contra o Marco. Apesar do desaire, os resultados dos adversários permitiram que a manutenção na zona norte da segunda divisão já pudesse ser festejada. Os sub-13 venceram em casa o CH Carvalhos por 4-3, em jogo do Torneio de Encerramento APP.

Em relação ao voleibol, uma vitória e duas derrotas para a turma poveira. As juvenis perderam com o Vilacondense, por 1-3, as infantis foram derrotadas pelo SC Espinho, por 2-3, e as cadetes venceram o SC Arcozelo, por 3-1.

Na modalidade de dardos, a equipa do CD Póvoa/Power Dart´s, composta por Adão Ramalho, João Silva, David Augusto, Rui Campos e Pedro Costa, sagrou-se vice-campeã da época regular, o que deu acesso às finais presenciais, com a conquista do 5º lugar.

Na secção de judo, o CD Póvoa, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, vai realizar o 1º Estágio de Verão da modalidade, no dia 24 de junho, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. O evento contará a presença da medalhada olímpica Telma Monteiro, para duas sessões de treino, das 10h00 às 12h00 e das 17h00 às 19h00 e sessão de autógrafos e apresentação do seu livro “Na Vida com Garra”, no Diana-Bar, entre as 15h00 e as 16h00. As inscrições no evento podem ser feitas através do facebook do judo do CD Póvoa ou através do email judo@cdpovoa.pt e do contacto telefónico 916 422 630.