De 7 a 9 de dezembro, o Município acolhe aquela que é já a 11.ª campanha «Fins-de-Semana Gastronómicos», com apostas inspiradas nos sabores poveiros e na qualidade e diversidade dos produtos locais: «Cambitos de Raia», como petisco; «Pescada à Poveira», como prato principal e, para sobremesa, Rabanada Poveira, inquestionável referência da nossa doçaria.

São 22 os restaurantes aderentes: 31 de Janeiro; 3 Rapazes (Rates); Cantinho do Zé; Casa Cecília; Casa da Ramada; Churrascaria Ibérica; Costa; Di António; Estrela do Mar; Firmino; Jardim (Hotel Axis Vermar); Leonardo; Manjar dos Leitões; O Campino; O Franganito Garrett; O Marcelino; O Pátio; O Tacho; Petisqueira Barca; Romero; Veromar; Villa Mendo.

Os clientes que optem pelo prato da campanha, para além da oferta de brindes surpresa e um copo de vinho de boas vindas da nossa região, têm ainda acesso gratuito ao Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

A campanha «Fins-de-Semana Gastronómicos» é uma organização da Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER em parceria com os municípios aderentes, tratando-se do maior projeto público-privado na área da gastronomia e vinhos em Portugal.

Em dezembro de 2011 foi criada na Póvoa de Varzim a Confraria dos Sabores Poveiros, com o objetivo central preservar e promover a gastronomia tradicional da Póvoa de Varzim, tendo a “Pescada à poveira” e a “Rabanada à poveira” como os seus pontos de referência. A sua atuação visa promover o estudo, defesa e divulgação dos pratos tradicionais e promover medidas tendentes à fixação das características básicas e típicas das receitas, procurando encaixar de forma harmoniosa a evolução natural dos conceitos gastronómicos.

No dia 8 de dezembro, a Confraria assinala o 7º capítulo da sua vida, com a Cerimónia de Insigniação, às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A 16 de dezembro, domingo, a partir das 16h00, o Posto de Turismo “Torreões” acolhe o XXI Concurso Delícia de Rabanada.

O concurso «Delícia de Rabanada», que visa a promoção do ex-libris da doçaria tradicional poveira, é um evento perfeitamente consolidado no programa de animação da época natalícia na Póvoa de Varzim. O seu objetivo tem sido, para além da consolidação da imagem e divulgação deste doce a nível local e nacional, promover a sua dinâmica comercial, notando-se claramente, ao longo dos últimos anos, um aumento significativo do número de estabelecimentos que já têm a rabanada poveira na sua oferta. O mesmo fenómeno já é visível em restaurantes fora da Póvoa, o que é um excelente indicador da qualidade e versatilidade deste produto.

Como todos os anos, e este não é exceção, estará a decorrer neste dia a Feira da Rabanada, onde são convidados a participar muitos dos vencedores destes últimos 21 anos, que terão à venda os seus doces premiados para quem passar no Posto de Turismo. O dinheiro angariado nesta feira é dado a uma instituição que será sorteada também no dia 16 de dezembro.