Às 16hoo, o Cais da Paz, junto ao edifício do Instituto de Socorro a Náufragos, acolheu  crianças, adultos e idosos, num acto solidário para a construção de um mundo mais justo e sem guerra. Após um minuto de silêncio, procedeu-se à largada de pombos, símbolo por excelência da Paz que todos ali reuniu num cordão humano. Em seguida, as flores que desde o dia 17 de Dezembro foram depositadas na Taça da Paz que se encontrava na Praça do Almada, em frente ao edifício da Câmara Municipal, foram lançadas ao mar.

O Encontro pela Paz termina no dia 13 de Janeiro, no Diana Bar, com o encerramento, às 21h30, da exposição “Pintar uma Mensagem de Paz” e com o visionamento do filme do encontro do ano anterior.

Entre o dia 29 de Novembro e o dia 13 de Janeiro, todos os habitantes do concelho são convidados a colocar nas suas janelas e varandas um pano branco pela Paz.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com a sua comunidade, promove desde Dezembro/99-Janeiro/2000 o “Encontro pela Paz”. Esta iniciativa com sete anos de existência pretende apresentar-se como uma corrente para a partilha e vivência de um espírito de Reconciliação para a Paz.