No âmbito do Dia Nacional do Mar, a nível local, serão promovidas algumas iniciativas, abrangendo vários eixos de programação, dirigidos a diferentes público-alvo, no sentido de reforçar as raízes culturais marítimas, aproximando a ligação passada, presente e futura de Portugal ao Mar, no contexto do património marítimo poveiro.

No dia 14, pelas 15h00, tem lugar na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, a sessão “O MAR em versos”, com leitura de Alcino Santos, acompanhado à guitarra por José Peixoto.

“O mar em versos” navegado, não é mais que uma viagem pelos mares da aventura e do medo, mar português, poveiro, universal. António Gedeão, Ary dos Santos, Eugénio de Andrade, José Régio, Luísa Dacosta, Manuel Alegre, Miguel Torga, Sofia de Mello Breyner, são os poetas que oferecem o mar dos seus poemas para que em onda sonora criada pela guitarra de José Peixoto, possam navegar na voz de Alcino Santos.

O Diana Bar recebe nos dias 14, 15 e 16 a Mostra de livros “Conhecer o Mar”, preparada pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, que no dia 17, às 18h00,  irá receber a Conferência “Os desafios do Mar”. por Miguel Marques, Partner da PwC.

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de julho, como o Dia Nacional do Mar.