Inspirado por uma fotografia tirada na Póvoa de Varzim, em 1956, pela realizadora de cinema Agnès Varda, o livro viaja até aos anos 50 para contar a história de duas Póvoas bem distintas: a do Bairro Sul, que sobrevivia através dos perigos do implacável Oceano Atlântico e a turística, mais próspera, que lucrava com a praia.

Alicerçada em inúmeras horas de entrevistas àqueles que viveram e resistiram à pobreza e a dificuldades que ultrapassam a nossa imaginação, esta história popular, contada pelo historiador e publicitário inglês Steve Harrison, dá-nos a perspetiva de um estrangeiro sobre esta cidade muito particular num tempo de ditadura e de parcos recursos para o seu povo.

Relembramos que o documentário sobre o qual este livro se baseia estará em exibição no Cine-Teatro Garrett, na próxima quinta-feira, 27 de junho, às 18h00. Um filme a não perder, vencedor do prémio “Melhor Documentário” do Festival Internacional de Cinema de Portugal e escolhido pelo Ministério da Educação para figurar entre os filmes do Plano Nacional de Cinema.