A 22ª edição da Praça dos Pintores, organizada anualmente pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim / Cidades Geminadas, teve lugar a 13 de maio, sob o tema “O turismo europeu diverso e sustentável, com os povos!”. Dos 25 jovens a concurso, divididos pelos escalões A (dos 14 aos 17 anos) e B (dos 18 aos 27 anos) foram distinguidos os seguintes:

Escalão A

1º prémio – Nele Dudek

2º prémio – Clara Fruhart

3º prémio – Bruna Novo Fernandes

Escalão B

1º prémio – Maria João Postiga da Silva

2º prémio – David Coelho

3º prémio – Mafalda Ferreira Leitão

Realizada anualmente no âmbito das comemorações do Dia da Europa, esta manifestação artística multicultural tem como propósito promover o intercâmbio cultural e divulgar, de forma criativa e direcionada à juventude, os objetivos subjacentes à criação da União Europeia bem como os seus princípios orientadores na cooperação entre países integrantes. A associação convida jovens provenientes das cidades com quem a Póvoa mantém relações de geminação e este ano não foi exceção, com a participação no certame de quatro jovens de Eschborn (Alemanha), para uma efetiva toca de experiências entre os jovens das cidades geminadas.

Relativamente ao Concurso “Janelas, Varandas e Jardins Floridos”, trata-se de uma das iniciativas paralelas às comemorações do Dia da Cidade e pretende distinguir os melhores arranjos de jardinagem da Póvoa, contribuindo, progressivamente, para o aumento de espaços particulares ajardinados, janelas floridas e um maior respeito pelos jardins públicos.

Plantada há mais de 20 anos, esta ideia incentiva os residentes a ornamentarem os seus espaços, não sendo exigido qualquer requisito específico aos participantes, para além do gosto pelo arranjo exterior das suas janelas, varandas e jardins.

O júri decidiu premiar os seguintes moradores:

Condomínio

Rua Leonardo Coimbra

Varandas:

1º prémio –  Albina Moreira Dias da Silva

2º prémio – Maria da Conceição Ferreira

3º prémio – Maria Adelina Fernandes Veiga

Jardins:

1º prémio – António Gomes Azevedo

2º prémio – Maria de Lurdes Mateus

3º prémio – Maria de Fátima Fernandes Correia

A sessão contou com a presença da Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, Lucinda Delgado.