Nos dias 17 e 18 de novembro, conferencistas nacionais, espanhóis, franceses, italianos e alemães conferem um elevado nível profissional ao evento cuja programação contempla, este ano, uma Feira do Livro com literatura sobre as temáticas do Caminho de Peregrinação para Santiago de Compostela e investigação de temática local.

O valor da inscrição é de €20 e dar-lhe-á acesso à documentação e ao almoço de encerramento a realizar no sábado, dia 18 de Novembro. As inscrições estão abertas até dia 10 de novembro.

Este Colóquio tem o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da S.A. de Xestion do Plan Xacobeo – Santiago de Compostela, do Turismo Porto e Norte de Portugal e do Casino da Póvoa.

O Colóquio deste ano engloba uma exposição, patente de 16 de novembro a 3 de dezembro, intitulada “Santiago agora e sempre…” com peças da coleção particular de Paulo Sá Machado.

Conheça, então, o programa detalhado:

No dia 17, às 10h00, terá lugar a sessão inaugural e, às 11h00, a 1ª sessão de trabalhos, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates, com as palestras “Que necessário para que um Caminho possa dizer-se de Santiago” por Arlindo Cunha, da Universidade Católica Portuguesa – Polo Porto; “Peregrinar a Santiago na Idade Média e na Atualidade”, por Luís Maia Rodrigues, docente de História; “Bom Caminho” – exibição do filme – com peregrinos e diretores da Associação Ventos Peregrinos e António José Mortágua Pires e António Magalhães Pinto.

A partir das 14h30 terá lugar na Junta de Freguesia a 2ª sessão de trabalhos que contará com as intervenções de Paulo Sá Machado, Comissário Geral dos Colóquios Internacionais; Manuel Costa, Diretor da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, que irá apresentar o 3º Volume da Biblioteca de Estudos Jacobeos; António Céspedes Mimbrero, Presidente Asociacion Villae Naevae – Camino Jacobeo de la Frontera Sevilla; Laureano Tomas Sapinã, Secretario Asociacion Villae Naevae – Camino Jacobeo de la Frontera Sevilla; Paulo Jorge Sousa Costa, Mestre em Estudos Medievais, que irá falar sobre “Hagiotoponímia Medieval no Norte de Portugal, segundo as inquirições medievais de 1258”; Estefanía López Salas, da Universidade da Corunha, que irá apresentar o tema

“La hospitalidad monástica en San Júlian de Samos: su rastro documental y físico”.

A 3ª Sessão dos Trabalhos terá início às 16h30 e contará com a participação de Ferdinando Maurici, do Museu do Palacio d’Aumale – Palermo; Jorge Guerra Duarte, do Museu da Seda e do Território de Freixo de Espada à Cinta; José Ramon Soraluce, da Universidade da Corunha; Xosé Leira Lopez, também da Universidade da Corunha; Pedro Abeal Sousa, Professor no CIP do Feal (Narón) Corunha; Jean Claude Benazet, Compositor – Autor da Letra da ULTREIA – França; Manuel Rodriguez, da S.A, de Xestion do Plan Xacobeo.

No dia 18 de novembro, às 10h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, irá arrancar a 4ª Sessão dos Trabalhos.

Ramon Yzquierdo Pérrin, da Universidade da Corunha, irá falar sobre “Ofrendas al Apóstolo Santiago y regalos a Peregrinos Singulares“; Luís Raposo, Presidente do ICOM – Museu Nacional de Arqueologia, irá abordar o tema “Megalitismo e migrações na fachada atlântica europeia”; Deolinda Carneiro e José Flores, do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, vão falar sobre “S. Pedro, Orago de Rates, no Arciprestado de Vila do Conde/ Póvoa de Varzim”; Francisco Singul, da S.A, de Zestion do Plan Xacobeo, abordará a temática “A peregrinação europeia à cidade de Santiago de Compostela na crise geral do Século XIV”.

Às 12h00 irá decorrer a Sessão de Encerramento com as respetivas conclusões do colóquio e a atuação do Grupo Ensemble Vocal Arnaldo Moreira.