No passado sábado, dezenas de visitantes conheceram presépios tradicionais e não só e, também, os brinquedos que as crianças recebiam de presente há três e quatro gerações atrás.

O Vice-Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente nesta abertura e partilhou histórias da sua infância e dos seus Natais passados.

O Natal é uma época impar em todo o Mundo. Cristãos e ateus acolhem, no mês de dezembro, este período em que a paz e o desejo de unir as famílias é mais forte. Também na Póvoa, este momento especial era particularmente estimado por ricos e pobres, que encontravam neste período mil razões e modos de o comemorar.

Este ano o Museu Municipal recorda do Natal de outrora e mostra como este evento permanece vivo ainda nos dias de hoje. Através de uma exposição que tem como temática central “O Presépio”, apresenta-se uma perspetiva evolutiva deste que é um dos principais ícones deste período, diretamente associado a uma iniciativa de S. Francisco.

Para além das variadíssimas representações da Natividade de Jesus, de cariz artístico erudito ou mais popular, há a acrescentar a Árvore de Natal. Esta influência vinda do exterior foi-se impondo ao longo do século XX e é hoje, assumidamente, uma presença obrigatória nos lares nacionais. Para recordar outros usos e costumes do Natal Poveiro, atual e passado, a exposição “Como se Brincava no Tempo dos Nossos Pais, Avós e Bisavós” será enriquecida com uma luxuosa Árvore de Natal e representações de cenas domésticas como a Ceia tradicional poveira, não esquecendo os objetos usados nos jogos, brincadeiras e cantares que animavam a quadra festiva.