No final da primeira parte, o júri, constituído pelos compositores Daniel Moreira, Fernando Lapa, Jonathan Ayerst e José Luís Borges Coelho (Presidente) e ainda António Saiote em representação dos intérpretes, reuniu e atribuiu a seguinte classificação:

• 1º Prémio “Câmara Municipal da Póvoa de Varzim” concedido à obra ‘À Toa’ do compositor Miguel Bastos, entregue pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino
  • 2º Prémio “Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim” concedido a ‘Voces Hominum’ do compositor Gerson Batista, ausente na entrega dos prémios.

Conforme previsto no regulamento, o público presente foi convidado a votar, tendo-se apurado o seguinte resultado (não coincidente com a decisão do júri): 64 votos para a peça ‘Voces Hominum’, 34 para ‘À Toa’ e 2 votos em branco.

Foram intérpretes o octeto vocal Ensemble Clepsidra e um quarteto instrumental formado por Afonso Fesch (violino), João Paiva (clarinete), Filipe Quaresma (violoncelo) e Miguel Borges Coelho (piano). A direção musical coube a António Saiote.

Já está publicado o regulamento da 11ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, cujo júri é constituído pelos compositores António Pinho Vargas (Presidente), Carlos Caires e Sérgio Azevedo.

A estreia das obras finalistas decorrerá no dia 19 de julho de 2018, em concerto integrado na 40ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.