A decisão dos vencedores coube a um júri, constituído pelo Vereador do Pelouro do Ambiente, Aires Pereira, pelo Chefe de Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da autarquia e por um elemento do Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que teve em linha de conta a criatividade e a diversidade de materiais empregues, entre outros critérios.

Assim, ambos os vencedores são premiados com material didáctico no valor de €800 para o MAPADI e de €300 para o Jardim-escola “O Ribeiro”. Todos os classificados recebem ainda um diploma de participação. No concurso Eco-Rotundas o Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates alcançou o 2º lugar e um prémio de €200 em material didáctico, tendo o Centro Social da Paróquia de Beiriz atingido a 3ª posição, que lhe vale €100 também em material didáctico. Ambas receberam ainda um eco-ponto doméstico. Já no concurso Eco-Pinheiros, em 2º lugar ficou a EB1 de Cadilhe, Amorim, e em 3º a EB 2/3 de Aver-o-Mar. Estas duas escolas participantes vão receber, respectivamente, €100 e €50 em material didáctico.

Os dois concursos têm como objectivo incentivar os alunos de várias instituições educativas do concelho a elaborar decorações de Natal através de materiais reutilizados e recicláveis. Para o concurso Eco-Rotundas, três instituições aceitaram o desafio e decoraram três rotundas da cidade, um trabalho que esteve exposto entre 15 de Dezembro e 6 de Janeiro.

Já na Praça do Almada, e de 17 de Dezembro a 6 de Janeiro, estiveram expostos os Eco-Pinheiros, que, como o próprio nome indica, consistiu na elaboração de Pinheiros de Natal. Participaram oito instituições: a EB 2/3 de Aver-o-Mar, o MAPADI, o Centro Social Bem-Estar de S. Pedro de Rates, a EB 1 Cadilhe, o Centro Social e Paroquial de Terroso, o Jardim-escola “O Ribeiro”, a EB 1 Sininhos e os alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas Campo Aberto.

No portal municipal pode ver as imagens de todos os trabalhos que estiveram a concurso, tanto no Eco-Rotundas como no Eco-Pinheiros.