A empreitada, adjudicada à empresa Construções Corte Reto pelo valor de 1,5 milhões de euros, tem um prazo de execução de 12 meses. Recorde-se que o Auto de Consignação da Construção foi assinado a 8 de maio de 2018.

Nesta fase, estão a decorrer os trabalhos de betonagem de pavimentos, aplicação da camada de desgaste do pavimento betuminoso e instalações elétricas.

Está previsto iniciar, em breve, a montagem de equipamentos na estação de transferência, acabamentos na zona da portaria e a integração paisagística do espaço.

Aires Pereira mostrou-se bastante satisfeito com o andamento dos trabalhos e referiu que as novas estruturas têm uma grande importância “uma vez que vem mudar muito a forma como nos relacionamos com a entrega de resíduos na Lipor”.

O Ecocentro destina-se a receber os materiais não recolhidos nos circuitos normais de RU e resíduos provenientes de produtores particulares, que contêm potencial de reciclagem. Estes serão transportados, maioritariamente, para as instalações de triagem e de processamento da LIPOR I, em Baguim do Monte, tendo em vista o seu encaminhamento para as respetivas fileiras de reciclagem.

A Estação de Transferência destina-se a receber, quer os resíduos provenientes da recolha indiferenciada, quer os resíduos provenientes da recolha seletiva (Porta-a-Porta e circuitos normais) produzidos pelo Município da Póvoa de Varzim, para posterior transporte para as instalações de processamento da LIPOR I e LIPOR II, na Maia.