No portal municipal, está disponível toda a informação relativa ao processo eleitoral.

Recorde-se que os cadernos eleitorais de cada freguesia passam a ser organizados por ordem alfabética, deixando cada cidadão de ser identificado pelo número de eleitor.

Relativamente aos eleitores da Póvoa de Varzim importa lembrar que se mantêm três postos de recenseamento e de votação que cada eleitor deverá ter em conta: Posto A (Escola Secundária Eça de Queirós), Posto AA (Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves) e Posto AB (Escola Secundária Eça de Queirós).

O eleitor deverá, por isso, informar-se previamente do local onde deverá exercer o seu direito de voto – junto da Câmara Municipal, na junta de freguesia da sua área de residência, através da Internet em www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD).

Eleição para o Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é o único órgão da União Europeia que resulta de eleições diretas. Os 751 deputados que nele têm assento são representantes dos cidadãos dos 28 Estados-Membro da União Europeia. Portugal elege atualmente 21 deputados.

Desempenha um papel ativo na elaboração de leis que se refletem no dia a dia dos cidadãos, por exemplo, a nível da proteção do ambiente, dos direitos dos consumidores, da igualdade de oportunidades, dos transportes, bem como da livre circulação de trabalhadores, de capitais, de serviços e de mercadorias. O Parlamento dispõe igualmente de competências para, juntamente com o Conselho, aprovar o orçamento anual da União Europeia.

Os mandatos são de 5 anos.

Pode saber mais sobre o Parlamento Europeu em www.europarl.europa.eu.