A Assembleia da República é atualmente composta por 230 deputados, dos quais 4 representam os círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa. Os Deputados são eleitos por listas apresentadas por partidos, ou coligações de partidos, em cada círculo eleitoral (no Continente um por cada distrito administrativo, um círculo por cada uma das Regiões Autónomas, um círculo abrangendo todo o território dos países europeus outro os demais países), para mandatos de 4 anos, correspondendo este período a uma Legislatura. Assim, o voto desempenha um papel fundamental na Democracia Portuguesa, sendo, por isso, um dever cívico de todos os cidadãos portugueses.

No portal municipal, está disponível toda a informação necessária para exercer o seu voto: espécime de boletim de voto, para consultar todos os partidos candidatos; os horários e locais das secções de voto no concelho, sendo que todas as secções de voto funcionarão a partir das 8h00 e até às 19h00, nos locais de cada freguesia discriminados no Edital.

Os cadernos eleitorais de cada freguesia são organizados por ordem alfabética – deixando cada cidadão de ser identificado pelo número de eleitor.

Relativamente aos eleitores da cidade da Póvoa de Varzim mantêm-se três postos de recenseamento, que cada eleitor deverá ter em conta: Posto A; Posto AA; Posto AB, sendo que os locais de votação serão os seguintes: Posto A – Escola Secundária Eça de Queirós; Posto AA – Escola E.B. Flávio Gonçalves; Posto AB – Escola Secundária Eça de Queirós.

Se tem dúvidas quanto à sua secção de voto, pode obter essa informação junto da Comissão Recenseadora que funciona na junta de freguesia da sua área de residência, junto das Câmaras Municipais (CM), através da Internet em www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD).

Quanto aos resultados no concelho da Póvoa de Varzim, poderá acompanhar o seu apuramento, no domingo, a partir das 19h00, no portal municipal.