Acompanhado pelo Cônsul Honorário da Letónia em Lisboa, Tiago Melo Patrício, o diplomata foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. Janis Sillis encontra-se, nos próximos dias, a conhecer algumas das cidades mais emblemáticas do Norte de Portugal e a Póvoa de Varzim foi um dos concelhos escolhidos pela Embaixada para fazer parte deste roteiro.

Aires Pereira ofereceu vários livros sobre a cultura poveira ao Embaixador, as típicas sardinhas em conserva, bem como um dos ícones da cidade: uma réplica da poveira. Não faltaram conversas sobre a economia local, a pesca, a agricultura, o turismo e, claro, sobre as Festas da Cidade que se avizinham. O edil deixou feito o convite, inclusivamente, para a vinda de Janis Sillis à Póvoa de Varzim por altura do São Pedro para conhecer de perto algumas das mais antigas tradições poveiras.

A Letónia tem uma posição geográfica e cultural única, proporcionando uma localização estratégica para operações comerciais dirigidas a economias desenvolvidas da União Europeia e a mercados emergentes de vizinhos orientais. O país é um portal natural entre a Europa e a Ásia, com destaque para a Rússia e os países da Ásia Central.