“Durante séculos, os portugueses, juntamente com outros europeus, pescaram bacalhau, também conhecido por fiel amigo. Esta atividade praticada nos mares do Atlântico norte, sempre foi muito trabalhosa, difícil e perigosa, devido às condições atmosféricas tão características daquelas latitudes.

Desde a saída de Lisboa da frota bacalhoeira rumo aos pesqueiros, até ao seu regresso carregados ou não de peixe, os marinheiros sentiam constantemente a presença da morte ao seu lado.

Com o rebentar da 2ª Guerra Mundial, os navios começaram a enfrentar outros perigos agora ocasionados pela mão do Homem, especialmente os traiçoeiros submarinos alemães escondidos  traiçoeiramente, no seio dos mares gelados.

O Maria da Glória, lugre bacalhoeiro de três mastros da praça de Aveiro foi canhoneado a 5 de Junho de 1942 pelo submarino alemão U-94. Dos seus 44 tripulantes só 8 se salvaram.

O livro “Tempos de Pesca em Tempos de Guerra” dá-nos a conhecer aspetos desta atividade marítima e a tragédia dos referidos tripulantes, mas também constitui, acima de tudo, uma sincera e sentida homenagem a todos os Homens do mar”.