Com o objectivo de manter viva uma tradição rica em costumes, os participantes mantiveram-se fiéis aos trajes usados nas Janeiras: as mulheres com o lenço ou o longo xaile preto à cabeça e as grandes saias rodadas, os homens com as grossas camisas ou camisolas poveiras, com a boina na cabeça. Nos pés, muitos fizeram questão de trazer as típicas socas de madeira. Trajes que reproduzem, na sua essência, as vestimentas que eram usadas no do dia-a-dia pela comunidade piscatória poveira.

A concertina, o tambor, os ferrinhos ou o reco-reco acompanharam as vozes que desejavam um Bom Ano Novo num cortejo que terminou na Praça do Almada. Ali, os vários grupos, e à medida que iam chegando, fizeram do Coreto um palco onde apresentaram, novamente, algumas cantigas de Janeiras. Este desfile prolongou-se ao longo de toda a tarde e culminou com uma actuação conjunta onde interpretaram “O Natal dos Simples”, de Zeca Afonso.

Participaram o Rancho de Belém, o Rancho Folclórico de Aver-o-Mar, o Rancho Folclórico de Amorim, a Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, o Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura, os Leões da Lapa, as Tricanas Poveiras, a JuveNorte e o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo Senhora do Ó.

O Encontro de Janeiras é outra iniciativa promovida pela autarquia no âmbito do programa de animação “Feliz Natal Póvoa de Varzim” que, por estes dias, se aproxima do seu final. No portal municipal pode ver as imagens dos vários eventos que compuseram este programa.