A decorrer em Malta desde o dia 14, o Encontro tem como protagonistas jovens da Póvoa de Varzim (nove no total), de Montgeron., de Eschborn e de Zabbar, as quatro cidades que partilham relações de amizade e de geminação.

Hoje, o grupo de jovens participantes desloca-se a Zabbar para a apresentação final das Oficinas, um projecto que se divide nas variantes de dança e teatro. As exibições terão lugar no Anfiteatro ao ar livre daquela cidade, às 21h00, na presença das autoridades locais, nomeadamente de Dominic Agius, Presidente da Câmara de Zabbar. Para descomprimir um pouco desta exibição pública, os participantes gozaram, esta manhã, de uma ida à praia de Briezebuggia, onde se divertiram por entre vários jogos de interacção, como o jogo da Corda, o vólei de praia, a construção de uma jangada, jogos de areia, etc.

Canoagem_enc int jovens_09

No sábado, os participantes irão visitar a capital do arquipélago maltês, Valletta, e assim conhecer um pouco da cultura e património local, aproveitando, também, para fazer algumas compras. Ao final da tarde começam os preparativos para a sessão de exibição de fotografias que terá lugar durante a noite, e que imortalizara os momentos altos de todo o Encontro.

No domingo, e quando a despedida se aproxima a passos largos, o dia começa com um passeio pela cidade medieval de Imdina. Esta foi, desde o período de dominação turca até à instalação da ordem de St. John – Ordem de Malta, no séc. XVIII, a capital de Malta. Seguir-se-á o almoço com representantes de cada cidade, sendo a tarde ocupada pelos preparativos para a festa de despedida que terá lugar à noite. O mais difícil será, porém, o momento em que se começam a preparar malas e bagagens para a partida que se dá bem cedo, no dia seguinte, segunda-feira, 27.

Organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim /Cidade Geminadas, com o apoio da autarquia poveira e da União Europeia, o Encontro Internacional de Jovens decorre anualmente, em cada um dos quatro países, rotativamente. Para muitos o Encontro ficou já marcado para o próximo ano, em França.

Veja as imagens no portal municipal.