A projecção do filme desta edição 2007/2008 do Encontro serviu para rever e recordar os melhores momentos do evento, que, uma vez mais mobilizou a população e muitas instituições locais na celebração da Paz. Sem esta colaboração, como lembrou Mário Ferraz, da organização, o evento nunca teria sido possível. E, em sinal de reconhecimento, foram entregues  diplomas de participação às escolas, infantários e ipss que elaboraram os trabalhos para a exposição “Caminhos pela Paz”, que esteve no Diana Bar, e a todos quantos contribuíram para fazer deste encontro uma realidade.

Presente na cerimónia de encerramento, o Vereador Luís Diamantino, lembrou a importância de uma iniciativa como esta, que celebra um sentimento tão frágil e que depende tanto da vontade de cada um. A Câmara não poderia deixar de se associar, desde o primeiro momento, a este Encontro pela Paz, único no país e que tanto depende da colaboração de todos.

A actuação dos Pequenos Cantores de Amorim, do Coro Infantil de Amorim e Amorim&Laundos Ensemble e a realização de um minuto de silencia pela Paz puseram fim, sábado à noite, à iniciativa que se anuncia já uma nova edição para o final deste ano.

Dos muitos momentos do Encontro pela Paz 2007/ 2008 ficaram, certamente, na memória a exposição “Caminhos pela Paz”, a passagem da chama da Paz por todo o concelho, a festa do dia 16 de Dezembro, no Pavilhão Municipal, seguida da Marcha pela Paz e pela deposição de flores na taça, colocada na Praça do Almada. A Árvore da Paz, com folhas feitas de dezenas de mensagens, e a cerimónia de lançamento ao mar, no dia 1 de Janeiro, as flores brancas recolhidas na taça são outros dos momentos que ficam deste encontro.