Está em preparação mais um Encontro pela Paz que, este ano, trará à Póvoa Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, para além de uma série de iniciativas de onde se destacam um Seminário pela Paz, dirigido pelo fundador do Instituto M.K. Gandhi para a Vida Sem Violência , uma exposição de alunos de várias escolas do concelho e a festa do Encontro, com um concerto de Pedro Khima e o lançamento do livro Unidos pela Paz, que assinala os dez anos do Encontro.

O programa desta que é a décima edição do Encontro pela Paz  vai ser apresentado em conferência de imprensa no próximo dia 27, às 11h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal que, desde o primeiro ano, tem dado o seu apoio a esta iniciativa.

O Encontro pela Paz começa no dia 11 de Dezembro, com a inauguração da exposição “Educação pela Paz”, e termina no dia 31 de Janeiro, com o lançamento do livro Unidos pela Paz. Pelo meio ficam diversas actividades, como a passagem da Tocha da Paz pelas freguesias, nos dias 13 e 14 de Dezembro, a festa do Encontro pela Paz, no Pavilhão Municipal, dia 14, com a presença de Arun Gandhi, um concerto de Pedro Khima, uma largada de pombos e a realização de um cordão humano pelas ruas da cidade até à Praça do Almada, para que a Taça da Paz se encha de flores brancas. No dia 1 de Janeiro, Dia Mundial da Paz, estas flores serão lançadas ao mar, a partir do interior do porto de pesca.

No Diana Bar, para além de uma exposição, ficará também a Árvore da Paz, para que todos possam nela deixar a sua mensagem, e pela cidade haverá quem coloque um pano branco na sua janela ou varanda para se juntar, desta forma, ao Encontro, que este ano celebra um marco importante na sua existência – 10 anos a celebrar a Paz.