No seu conjunto constituem a exposição “Caminhos pela Paz”, que abriu esta tarde ao público e assinala também o início das actividades de mais uma edição do Encontro pela Paz.

Centena e meia de crianças de vários infantários do concelho foram convidadas a assistir à abertura desta exposição, até porque muitas delas tinham também participado na elaboração dos trabalhos que a constituem. Para estas crianças foi uma tarde diferente. Uma tarde para conviverem, verem os seus trabalhos expostos, ouvirem falar de paz e, por fim, rirem com as pantomimas de Quim Zé e da sua amiga Maria Ervilha, dois alunos já crescidinhos que encheram de gargalhadas o Diana Bar.

“Caminhos pela Paz” reúne trabalhos de crianças do mapadi, O Regaço, Centro Social Bonitos de Amorim, Escola do Desterro, Santa Casa da Misericórdia, Centro Social e Paroquial de Terroso, A Beneficente, Jardim de Infância de Paço (Beiriz), Escola nº 1 da Póvoa, Centro Social da Paróquia de Beiriz, E.B. 2/3 de Aver-o-Mar, Escola Secundária Eça de Queirós, Escola de Amorim, Centro Social de Bem-Estar de São Pedro de Rates, Instituto Maria da Paz Varzim, Jardim Escola O Ribeiro, Escola E.B. 1 Aldeia Nova e E.B. 1 de Aver-o-Mar.

Quanto ao Encontro pela Paz, prepara já a sua grande festa, que se realiza este domingo, dia 16, às 15h00, no Pavilhão Municipal, seguindo-se a Marcha pela Paz até à Praça do Almada, onde será feita a deposição de flores brancas na Taça da Paz. Dia 1 de Janeiro, às 16h00, Dia Mundial da Paz, serão deitadas ao mar as flores recolhidas na Taça da Paz – esta cerimónia simbólica decorrerá no interior do Porto de Pesca.

No dia 12 de Janeiro, às 21h30, no Diana Bar, o Encontro encerra em festa com a passagem do filme dos melhores momentos, a actuação dos Pequenos Cantores de Amorim, do Coro Infantil de Amorim e Amorim&Laundos Ensemble.