Devido ao mau tempo previsto para amanhã, a realização da Chama da Paz foi cancelada. Esta iniciativa está inserida na programação do Encontro pela Paz e, à semelhança de anos anteriores, iria reunir centenas de atletas que percorreriam todas as freguesias do concelho transportando a Tocha da Paz até ao Pavilhão Municipal. Quanto à Cerimónia do Encontro pela Paz, asseguramos que não será afetada pela chuva e pelo vento e a organização estará à sua espera, no domingo, às 15h00, no Pavilhão Municipal. Da Cerimónia fará parte uma largada de pombos e o espetáculo de dança “A piece of me, the peace in me”, pela Dance Republic – Performing Arts; a Marcha pela Paz; Cordão Humano, com a atuação de Ciliana Pinheira (Soprano), André Carriço (Violoncelo) e Rafael Nova (Violino), minuto de silêncio e deposição da flor branca na Taça da Paz.

O Encontro pela Paz teve início na passada quarta-feira e a inauguração da exposição “Mahatma Gandhi – Amor à Humanidade”, patente no Diana Bar, marcou este começo. Luís Diamantino, Vereador da Cultura e da Educação, conversou com as crianças que lotaram aquele espaço e explicou-lhes que “todos somos importantes, desde os mais crescidos aos mais pequeninos”. O autarca afirmou que “ouve-se falar muito em guerra, mas hoje estamos aqui para celebrar a paz, para nos divertirmos e para sentirmos a alegria de partilhar com as professoras este momento único”. Afinal, para Luís Diamantino, “as professoras também fazem parte da vossa família. Durante o dia, é com elas que vocês estão mais tempo e elas são muito importantes na vossa educação”. “É para mim uma satisfação muito grande enquanto Vereador da Cultura e da Educação, ao longo destes catorze anos, ter acompanhado este trajeto do meu amigo Mário Ferraz – e saibam que não utilizo a palavra amigo levianamente. Os amigos são aqueles que estão connosco nos bons e nos maus momentos”. A caminhada para a paz “faz-se todos os dias da nossa vida. A paz está nos pequenos gestos, nas palavras, num abraço. Por isso, hoje à noite, antes de adormecerem digam aos vossos pais o quanto gostam deles”, pediu.

Nesta inauguração, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o Yoga, através da colaboração da Confederação Portuguesa do Yoga – Áshrama de Vila do Conde (Casa da Luz). “Onde mora a felicidade?” foi o título da história construída de propósito para este evento e que pretendia mostrar alguns ensinamentos do Yoga. A moral da história, “a felicidade mora dentro de nós”, encantou as crianças que, com curiosidade, ouviram atentamente as explicações sobre esta forma de viver a vida.

Mário Ferraz, organizador do Encontro pela Paz, falou sobre a vida de Mahatma Gandhi, a quem a exposição inaugurada é dedicada.

Não podia faltar a animação da “Dupla Maravilha”, Francisco Cruz e Mara São Roque, que todos os anos colaboram com o Encontro pela Paz, e muitas gargalhadas foram partilhadas por crianças de várias idades.

Até 12 de janeiro poderá visitar esta exposição realizada por alunos de escolas do concelho.

Lembramos que a organização convida-o, também até 12 de janeiro, a colocar na sua janela ou varanda um pano branco, símbolo da paz.