Várias centenas de pessoas participaram neste cortejo que teve início na Praça do Almada, em frente aos Paços do Concelho, e terminou na Igreja da Lapa. Neste percurso, houve uma pequena paragem na capela de S. Tiago para acolher o andor de Nossa Senhora da Lapa, do Grupo Coral da Lapa e da tocata do Rancho Tricanas da Lapa que acompanharam o cortejo pela Rua 31 de Janeiro até à Igreja da Lapa, momento em que se registou a atuação do Coro Capela Marta e do poeta Aurelino Costa com a declamação da “Ladainha das Lanchas” de António Nobre.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na iniciativa e disse tratar-se “um momento muito importante na nossa memória coletiva. Foi a 27 de fevereiro de 1892, já lá vão 127 anos, que na entrada da barra da Póvoa de Varzim morreram mais de 60 pescadores desta comunidade”.

Neste sentido, o edil transmitiu que “um povo sem memória é naturalmente um povo sem história e dificilmente terá futuro”, acrescentando tratar-se de “um novo capítulo para que todos os anos, neste dia, façamos esta homenagem à comunidade piscatória e todos os que perderam a vida no mar quer seja nesse longínquo 1892 quer seja todos os dias como infelizmente a nossa comunidade tem sido fustigada por demasiadas mortes no mar”.

Para Aires Pereira “este momento que hoje aqui vivemos de reencontro com a história e com a nossa memória é algo que naturalmente nos marca a todos e fez com que esta enorme multidão se fosse juntando ao longo desta caminhada”, transmitindo uma enorme alegria pela participação massiva neste primeiro momento.

O autarca deixou o apelo para que toda a comunidade se envolva nestas comemorações e participe dando o seu contributo para a exposição que será feita.

O Pároco da Lapa, Padre Nuno Rocha, também manifestou a sua alegria pela elevada participação da comunidade no cortejo que oficialmente marca a abertura das comemorações dos 250 anos da fundação da Igreja da Lapa a terminar em 2022. “Queremos prolongar no tempo toda esta alegria e força com a presença de tantos que procuram viver a sua fé, costumes e tradições”, transmitiu, revelando que “estas comemorações ao longo dos próximos anos têm vindo a ser preparadas com vários eventos e há uma comissão organizadora para esse efeito que conta com o apoio principal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e ainda Agrupamento de Escolas Cego do Maio e a associação Leões da Lapa F. C., bem como as associações da paróquia”, destacando a pessoa que teve a ideia do Cortejo dos Fachos, José de Azevedo.