O Concurso “Janelas, Varandas e Jardins Floridos” conta já com a 13ª edição e continua a gozar de grande popularidade junto dos cidadãos poveiros. Como referiu Dr. Afonso Oliveira, vereador responsável pelo Desenvolvimento Sócio-Económico, com esta iniciativa a autarquia pretende fomentar o crescimento das áreas verdes privadas no município, bem como apelar ao envolvimento da comunidade no embelezamento da cidade.

O prémio de 1º classificado relativo à janela foi atribuído a Maria de Lurdes Solis da Silva, residente na Rua António Leite Dourado, nº82, enquanto que a varanda vencedora se situa na Rua Bernardino Faria, nº50 – 1º e pertence a Maria Olinda da Rocha Nova. Relativamente aos jardins, o júri, composto por membros dos Órgãos de Comunicação Social Local, elegeu o jardim da concorrente Janine de Araújo Ramos Cerqueira, na Rua do Comendador Francisco Quintas, nº842. Ainda referente a este concurso, o Condomínio do Edifício Cristal Mar foi premiado na Classe Condomínio.
Da arte floral à fotografia, procedeu-se à entrega de menções honrosas e prémios aos participantes do Concurso Nacional de Fotografia, sendo o 1º classificado José Carlos Marques, já distinguido com esta classificação em anos anteriores.
Foram ainda premiados, neste fim de tarde, os concorrentes da Praça dos Pintores. A iniciativa, organizada pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, em conjunto com a Câmara Municipal e a Casa da Juventude, conta com a participação de jovens provenientes das cidades geminadas com o município, fomentando, deste modo, o intercâmbio cultural. Por isso mesmo é considerado pelo vereador do pelouro da Juventude, Eng. Manuel Angélico presente na cerimónia, como um evento muito importante para a autarquia que mobiliza não só jovens poveiros mas também de outras nacionalidades. O concurso está dividido entre dois escalões, em que o Escalão A compreende participantes dos 14 aos 17 anos e Horácio José Frutuoso arrecadou o 1º Prémio, no valor de 300 euros, e o Escalão B participantes dos 18 aos 27 anos, sendo que Flávia Gisela Fernandes foi a 1ª Classificada.
Para quem tiver curiosidade em conhecê-los, os trabalhos a concurso estão expostos na Casa da Juventude.