O evento vai decorrer no dia 6 de março, a partir das 14h00, na ESS (Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 400), e contará com a participação de Andrea Silva, Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. A autarca irá abordar o tema “Envelhecimento e promoção de saúde mental”.

O Seminário tem como objetivo promover reflexão e debate sobre a realidade da experiência do envelhecimento, do envelhecimento ativo e da promoção da saúde mental no processo de envelhecimento em Portugal, projetando soluções para o futuro no sentido de todas as pessoas terem a possibilidade de vivenciar um envelhecimento ativo e bem-sucedido.

Cristina Prudêncio, Presidente da ESS/P.Porto, e António Marques, Coordenador do LabRP, ESS/P.Porto, vão dar as boas-vindas aos participantes às 14h15. Seguir-se-ão as comunicações de Paula Portugal, ESS/P.Porto, sobre “Experienciar envelhecimento ativo”;

Helena Rebelo Pinto, FCH, UCP, sobre “A íntima relação do idoso à sua Terra, ou as bases de uma Antropologia Telúrica”; Rui Garcia, FADEUP, sobre “O olhar do poder local sobre o envelhecimento”; Ana Costa, Psicóloga da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia; e, como referido anteriormente, Andrea Silva.

Às 16h30 vão ser apresentados os resultados preliminares do projeto “Póvoa de Varzim: Cidade Amiga das Pessoas Idosas” e, às 17h15, o Projeto Family Caregiver.