Presidiu a esta reunião a Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa, e estiveram presentes os vários intervenientes que contribuem para o bom funcionamento das nossas praias: Comandante José Marques Coelho, Capitão do Porto da Póvoa de Varzim e Vila do Conde; Luís Castro, Delegado de Saúde da Unidade de Saúde Pública do ACES Póvoa de Varzim/ Vila do Conde; Helena Cardoso, da Docapesca; Carlos Ferreira, Presidente d’Os Delfins – Associação de Nadadores-Salvadores, Presidentes de Juntas de Freguesia, assim como os concessionários e a sua representante, Fátima Cunha, Presidente da Associação de Concessionários de Praia.

A Vereadora começou por esclarecer que a revisão do POC-CE (Programa da Orla Costeira – Caminha-Espinho) em nada irá afetar o funcionamento das nossas praias na época balnear, “tudo se irá manter em relação ao ano anterior”.

Referiu-se ainda à questão da descentralização de competências que também se prevê no domínio das praias: “o Município da Póvoa de Varzim decidiu, por enquanto, não aceitar a transferência de competências. Assim sendo, também não haverá alterações nesta matéria”.

Sílvia Costa anunciou que o Projeto In Póvoa vai ser alargado a mais uma praia do concelho, Fragosa, em Aver-o-Mar. Inicialmente implementado na Praia Verde, este projeto tem tido um sucesso notável no que se refere à inclusão social, sendo que tem como principal objetivo ajudar pessoas com desafios de acessibilidades, não só ao nível da mobilidade, mas também acessibilidades sensoriais, físicas e cognitivas. Uma equipa de voluntários estará disponível para fazer companhia aos veraneantes com mobilidade reduzida e colaborar com os nadadores-salvadores na tarefa de os levar aos banhos de mar, não só na Praia Verde mas também na Fragosa.

No que se refere à saúde pública, adiantou que a Delegação de Saúde irá promover uma ação de formação para todos os concessionários de praia manipuladores de alimentos. Apelou à participação de todos salientando que a segurança alimentar é um dos aspetos de extrema importância a ter em atenção. Outro não menos importante prende-se com os postos de primeiros socorros que a Vereadora apontou como algo que “quer ver melhorado”, nas devidas condições de funcionamento.

Em suma, Sílvia Costa transmitiu que não há grandes novidades para a época balnear que se aproxima, apelando ao empenho de todos no melhoramento dos aspetos referidos.

José Marques Coelho apresentou o dispositivo disponível revelando que, por se tratar de um ano de transição, não haverá grandes alterações. Reforçou a ideia de que as praias têm de ser locais seguros, antes da época balnear e durante, apontando como objetivo principal “manter a segurança dos banhistas, das pessoas e dos bens contando com a colaboração da Câmara Municipal, Associação de Nadadores Salvadores e Concessionários”.

A Autoridade de Saúde reforçou as indicações antecipadamente fornecidas pela Vereadora Sílvia Costa, apelando à participação de todos na ação de formação, bem como ao cumprimento das premissas legais instituídas.

A representante da Docapesca referiu que, em conformidade com os procedimentos seguidos em anos transatos, encontram-se disponíveis para dar o apoio e informações necessárias aos processos e que, no que lhes concerne, a época balnear de 2019 também irá decorrer sem alterações, relativamente ao ano de 2018.