Por decisão conjunta com todas as entidades intervenientes, a época balnear na zona norte, na qual se inclui o concelho da Póvoa de Varzim, ficou fixada para o dia 12 de junho prolongando-se até ao dia 12 de setembro de 2021. Recorde-se que uma boa época balnear é essencial para um concelho como o da Póvoa de Varzim, assumidamente um destino balnear de excelência na costa litoral norte e um ponto de encontro turístico de referência no noroeste peninsular.

Embora pertença à APA, enquanto instituto público sob tutela do Ministério do Ambiente, a missão de verificar os níveis de qualidade e de proteção do ambiente, o Município da Póvoa de Varzim assumiu sempre uma postura de sério compromisso com a garantia da qualidade das águas de todo o concelho. Por essa razão, este ano, todas as 8 zonas balneares da Póvoa de Varzim foram galardoadas com a Bandeira Azul e 5 das nossas praias receberam a classificação de praia com “Qualidade de Ouro” – Codixeira, Estela-Barranha, Fragosa, Paimó e Quião. Esta última classificação é atribuída pela associação ambientalista Quercus (cuja lista completa pode ser consultada aqui) após a verificação da conformidade das praias com critérios de avaliação da água balnear.

Aires Pereira reitera a importância de apostarmos na preparação de uma época balnear em plenas condições de segurança – as quais o Município faz questão de assegurar graças a um contínuo investimento – por forma a alcançarmos igual sucesso ao registado na época balnear de 2020. Para além das instalações dos lava-mãos e lava-pés, haverá também reforço através da instalação complementar de dispensador de álcool-gel na frente balnear e dos equipamentos da recolha de resíduos.

Importa referir que, já a 26 de março, houve uma reunião preparatória com todos os concessionários preparada pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, na qual foi possível ouvir todas as sugestões e responder a todas as questões por parte de todas as partes interessadas relativamente ao início da época balnear no nosso concelho. Nessa mesma reunião, Aires Pereira anunciou a decisão de simplificar os procedimentos e diminuir o número de taxas relativas à ocupação de espaço público, através da eliminação de cerca de vinte taxas que existiam no passado. Esta decisão por parte da autarquia da Póvoa de Varzim decorre da transferência para o Município das competências de licenciamento de toda a orla costeira e visa facilitar todo o processo relativo às licenças.