Os alunos que queiram participar devem efectuar as inscrições nas suas escolas. Este Projecto tem duas vertentes fundamentais, a artística e a desportiva. Na primeira, os estudantes podem inscrever-se nos concursos de escultura, banda desenhada, pintura, desenho, multimédia e escrita. Após o processo de inscrição segue-se a entrega dos trabalhos a concurso, que devem acontecer até 20 de Janeiro, também nas suas escolas.

A componente desportiva engloba duas competições: Corta-Mato Escolar e Jogos Desportivos Municipais. O Corta-Mato Escolar, que foi adiado do dia 14 de Dezembro para o dia 11 de Janeiro, devido ao mau tempo, tem prevista a participação de mais de 700 alunos. Os Jogos Desportivos Municipais, que decorrerão nos dias 20, 21 e 22 de Março, reúnem todas as escolas envolvidas no projecto durante três dias, em provas de competição formal, colectivas e individuais e em diferentes escalões etários, femininos e masculinos, tendo por objectivo o convívio desportivo.

Para celebrar o desfecho desta iniciativa e premiar os vencedores de cada categoria, realiza-se uma festa de encerramento que terá lugar no Pavilhão Municipal, no dia 19 de Abril. Nesta despedida, alunos e professores elaboram várias coreografias, repletas de originalidade, para presentear a
plateia. A organização pretende, assim, salientar a importância da escola na formação dos jovens, a nível social, profissional e pessoal, e ser uma parceira das instituições educativas na promoção das vertentes artística e desportiva no desenvolvimento dos alunos.

Ao Projecto Escola da Minha Vida aderem os seguintes estabelecimentos: Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, Escola EB 2/3 Cego do Maio, Escola EB 2/3 Beiriz, Escola EB 2/3 Rates e Escola EB 2/3 Aver-o-Mar, as Secundárias Rocha Peixoto e Eça de Queirós, Colégio de Amorim e MAPADI.