Com esta iniciativa, a Escola de Música pretendeu contribuir para o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos. Pretendeu ainda incentivar a troca de opiniões e diferentes conceitos partilhando experiências musicais individuais e coletivas, motivar o progresso na aprendizagem, fomentar hábitos de estudo regulares através do contacto com diversas metodologias e projetar a Escola de Música e o concelho da Póvoa de Varzim no panorama musical nacional.

Miguel Rocha iniciou os seus estudos no Conservatório do Porto com Isabel Delerue. Em 1983 prossegue a sua formação no estrangeiro com M. Strauss (Paris), Vectomov (Praga), Iankovic (Maastricht), Aldulescu, Pergamenchikov (Basileia), Fallot (Lausanne). Obteve vários diplomas com a máxima classificação, entre os quais o 1º Prémio de Virtuosidade do Conservatório Superior de Lausanne e o 1º Prémio do Concurso Internacional de Música UFAM. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1983-85, para estudar em Paris e na Academia Superior de Praga. Prosseguiu o seu aperfeiçoamento no Conservatório de Maastricht e na Academia Superior de Basileia como bolseiro da SEC.

Participou em estágios de Pedagogia na Manhattan University com Burton Kaplan e igualmente em cursos de interpretação com Paul Tortelier, C. Henkel, Janos Starker, P. Muller, M. Tchaikovskaia. Leccionou durante dez anos em várias escolas em França, nomeadamente noConservatoire National de Belfort, Grenoble, Annecy e na Suiça, em Lausanne, de 1997 a 2000. Actualmente lecciona na Universidade Católica do Porto e Instituto Politécnico de Castelo Branco. Gravou para a RDP, RTP, a Rádio Suisse Romande, assim como dois CD – Duo Contracello e Trio Athena. Recentemente lançou dois novos discos com o Duo Contracello e outro com o Avondano Ensemble, gravado com o Stradivarius “King of Portugal”.