As crianças, dirigidas por Paulo Sousa, que também é o responsável pela orquestração, Rui Silva e Joana Castro, apresentaram o espetáculo que marcou o encerramento do 1º período do ano letivo 2016/2017. A acompanhá-las a Orquestra da Escola de Música da Póvoa de Varzim, dirigida por Vânia Oliveira.

“Um Conto de Natal” era o título do concerto baseado no conto “A Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen. O espetáculo contou com interpretação em língua gestual destinada à mãe de uma aluna que participou no concerto. A iniciativa surgiu no âmbito do projeto “Unidos Vencemos Barreiras”.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, assistiu ao espetáculo e começou por agradecer ao Padre Nuno Rocha pela “disponibilidade que tem tido para ocuparmos a igreja”.

O edil deixou uma “saudação muito especial aos pais por continuarem a confiar as vossas crianças à Escola de Música” a também um “agradecimento à Direção da Associação que, de forma voluntária, põe de pé este projeto. E ainda a todos os docentes e pessoal auxiliar que durante um ano faz com que seja possível esta e outras noites”.

Aires Pereira constatou que “crescemos de tal forma que já não cabemos num só dia”, realçando a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Escola de Música.

O Presidente chamou a atenção do público para o facto de “pela primeira vez, termos a interpretação em linguagem gestual porque há uma mãe surda que está aqui connosco porque a sua filha está ali. Foi disponibilizado um técnico para lhe explicar o que se vai passar. Um aspeto muito importante para quem quer uma terra inclusiva, terminando com barreiras arquitetónicas e linguísticas. Pretendemos, acima de tudo, fazermos da nossa terra uma terra onde todos tenham o seu espaço e o seu lugar”.

Terminou desejando a todos um Santo e Feliz Natal e Bom Ano 2017.