Desta feita, a escolha recaiu sobre a arte de Margarida Oliveira e a sua mostra “Taiga”.

A autora da exposição explicou que começou a desenvolver este corpo de trabalhão quando era finalista na Faculdade de Belas Artes do Porto. Depois de um ano a viver em Milão em Erasmus, “e talvez influenciada pela visão italiana romântica da arte, estava à procura de uma linguagem pura que pudesse aplicar à minha pintura. Eu queria expor pinturas verdadeiras que fossem uma extensão de mim. Com esta perspetiva virei-me para as pinturas rupestres. Comecei, então, a desenvolver uma linguagem própria constituída por símbolos que me permitissem escrever através da pintura”.

Margarida Oliveira afirmou que nenhuma obra tem data porque considera que nenhuma está terminada. Foram todas iniciadas em 2016 mas a sobreposição de ideias e símbolos pode continuar.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente nesta inauguração prestigiando não somente a pintora como Afonso Pinhão Ferreira, proprietário da Galeria d’Arte Ortopóvoa que, desde a sua abertura, tem investido na divulgação de vários artistas poveiros.