A distinção aconteceu na celebração eucarística das 9h00, na Igreja Matriz, que inclui o cerimonial de promessas do Agrupamento. Estiveram presentes na cerimónia o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e Luís Diamantino.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, recebeu o reconhecimento das mãos do Chefe de Agrupamento, Armando Marques, e começou por fazer uma declaração de interesses: “sou católico e acredito nos valores da Igreja Católica”.

O edil reconheceu que “nesta sociedade cada vez mais desprovida de valores, é importante que cada um de nós faça o seu trabalho e cada um de nós exerça junto daqueles que lhe estão próximos os valores em que acreditam”, acrescentando que “isso não me diminui enquanto Presidente da Câmara nem me tira a legitimidade para defender os interesses de todos os poveiros”.

Neste sentido, transmitiu que “tem sido com base nesses valores que temos ajudado e criado condições para que os escuteiros da Póvoa de Varzim possam fazer o vosso trabalho. São também cidadãos de pleno direito que defendem um conjunto de valores importantes para o nosso relacionamento comum e importantes para a preservação da natureza e importantes para cuidar dos outros que é uma das missões que vos está acometida”.

Aires Pereira lembrou ainda “sois sempre escuteiros, fardados ou sem farda, sois escuteiros todos os dias nas vossas atitudes, nos vossos comportamentos e na forma como defendem os valores do escutismo”.

Terminou agradecendo ao agrupamento de escuteiros da Matriz – Póvoa de Varzim pelo reconhecimento que faz à Câmara Municipal e manifestando a disponibilidade do Presidente da Câmara e com a Câmara Municipal para todas as vossas atividades.