No seu discurso, o Presidente começou por recordar que foi à Estela, a nível profissional, pela primeira vez em 1988, e a freguesia atual nada tem a ver com a dessa altura. Neste sentido, acrescentou que “sou testemunha privilegiada daquilo que tem sido feito nesta freguesia ao longo destes 30 anos e da forma como temos vindo a modernizar e a criar condições. A fazer aquilo que foi e que tem sido o meu compromisso para com as pessoas: dotar as freguesias do mesmo nível de equipamentos e de acessibilidades à cultura e ao desporto que a sede do concelho tem ou que as outras freguesias também têm”.

A este propósito, Aires Pereira transmitiu que “é com alguma emoção até que vos dirijo estas palavras no momento em que estamos a inaugurar mais este equipamento”. E tendo em conta que se trata de algo dirigido aos mais novos, o edil reconheceu que “o país está carenciado de crianças. Todos temos responsabilidade de contribuir para o aumento da qualidade de vida e condições para que as famílias possam ter filhos e tornarmos o nosso país mais sustentável”. Assim sendo, referiu que “este é o nosso pequenino contributo no sentido de dizer às pessoas que vale a pena”. A este propósito, revelou que “temos em curso a aquisição de uma parcela significativa de terreno para podermos fazer 150 apartamentos para os jovens”.

Aos mais novos que estavam ansiosos por experimentar o parque, disse: “usem e abusem deste espaço que foi feito para vocês”, apelando ao respeito pelo mesmo.

O Presidente da Câmara aproveitou o momento para dar a conhecer alguns dos investimentos que estão a ser feitos na Estela no sentido de criar melhores condições: “estamos em fase de conclusão do concurso de saneamento básico que irá fechar toda a rede e melhoramento das vias (mais de 2 milhões de euros); já abrimos propostas para o Parque Lúdico da Estela em fase de adjudicação (meio milhão de euros); estamos à espera do visto do tribunal de contas relativo à empreitada dos passadiços da Estela (meio milhão de euros); com o Presidente de Junta, fizemos ainda um acordo com o proprietário que confronta com o atual cemitério para a ampliação do mesmo adquirindo terrenos (superior a 100 mil euros)”.

Dado o montante de investimentos, o autarca revelou que se torna evidente que “temos um plano de distribuição, de melhoria e de modernização das nossas freguesias que, em muitos poucos concelhos do país haverá”.

Aires Pereira referiu-se a outra obra que considera fundamental e quer concluída até ao final deste mandato: “a nova via de ligação da saída do nó à estrada nacional 13”, acrescentando que “esta empreitada vai depender daquilo que for a boa vontade dos proprietários dos terrenos”.

O autarca revelou ainda que está já concluído o projeto para um Parque de Merendas na Estela em terrenos do Município junto ao nó: “um novo equipamento para que as pessoas possam ter ali um espaço agradável de encontro, com arborização e que será dotado de infraestruturas (mesas, fogareiros, bancos, relvados, pequeno anfiteatro) no sentido de criar atratividade e valorizar a freguesia”.