Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas com início em setembro

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim assinalou ontem o seu 263º aniversário.

Notícias

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas com início em setembro

Póvoa de Varzim, 24.05.2019

A Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim assinalou ontem o seu 263º aniversário.

Virgílio Ferreira, Provedor da instituição, lembrou que o edifício onde está instalado o Centro Hospitalar pertence à Misericórdia e que esta está empenhada na sua recuperação e modernização. “A aposta na saúde, em particular na Medicina Física e nos Cuidados Continuados, nos quais a Misericórdia foi pioneira, tendo posto em funcionamento uma das primeiras unidades de Longa Duração, vai ter continuidade no futuro próximo. Os investimentos que a curto e médio prazo a Misericórdia vai realizar vão, certamente, prepará-la para os desafios deste século, como o envelhecimento da população e as mudanças climáticas”. E, tendo em conta estes objetivos, em dia de aniversário foi benzida a primeira pedra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. A obra terá início em setembro e contará com um investimento de dois milhões de euros. Deste orçamento, um milhão e 300 mil euros provêm da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU). O Município decidiu renunciar a parte do valor que lhe foi atribuído no âmbito destas candidaturas a favor da Santa Casa, de maneira a que a construção desta Estrutura para Pessoas Idosas fosse concretizada.

A este propósito, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, sublinhou que nunca se arrependeu desta decisão: “continuemos a dar condições para que estas pessoas continuem a cuidar de quem não conhecem. Há quatro anos tive a ousadia de escolher a Misericórdia como parceira para os nossos fundos comunitários. Fi-lo porque considero que também cabe ao Município a responsabilidade de resolver os problemas daqueles que mais precisam”. O edil elogiou, ainda, o empenho de todos os que despendem do seu tempo para melhorar a vida do próximo.

No aniversário foi homenageado Manuel Quintas pelo seu trabalho enquanto Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa ao longo dos últimos 33 anos.