Aires Pereira referiu “a fortíssima ligação que a escritora teve à Póvoa de Varzim. Residiu e estudou na Póvoa de Varzim, para além de que tem vasta literatura ligada à nossa cidade”.

O executivo aprovou o contrato com a sociedade Álvaro Siza – Arquiteto, S.A., tendo por objeto a elaboração do projeto de arquitetura do Fórum Cultural Eça de Queirós, pelo Arq. Siza Vieira. O autarca admitiu tratar-se de “um projeto de exceção na nossa cidade”.

Foi aprovada uma proposta do Vereador da Mobilidade e Transportes, Luís Ramos, no âmbito da mobilidade: “face ao significativo atraso da montagem dos postos de carregamento elétrico pela Rede Mobi.e, vamos lançar um procedimento para que outros operadores possam concorrer para a instalação de imediato de dois postos de carregamento (Praça do Almada e Avenida dos Banhos) de modo a facilitar a mobilidade e a descarbonização da nossa cidade”. A este propósito, foi ainda aprovada uma proposta, a remeter à Assembleia Municipal, no sentido de “isentar os veículos elétricos do pagamento de estacionamento tarifado à superfície como modo de incentivar estes modos de utilização de transporte amigo do ambiente”.

O executivo aprovou a entrega dos espaços exteriores do Mercado Municipal que vão desde “uma loja de artesanato, um estúdio de design, loja dedicada à decoração infantil, loja de jogos, para além do alargamento da loja de pay shop e ctt. Nesta seleção não tivemos em conta as rendas mais altas. Fomos à procura daquilo que podiam constituir mais valias para o funcionamento do Mercado e algo que possa ser motivo de visitação”, revelou Aires Pereira.

Foi aprovada a minuta de Protocolo a celebrar com o Exército Português, que tem por objeto regular a cedência pelo Exército de uma viatura Chaimite V200 que está a ser instalada na Avenida 25 de Abril e que terá abertura oficial a 16 de junho, Dia da Cidade.

O executivo aprovou ainda “uma proposta de manutenção do estado das coisas no que diz respeito à transferência de competências, ou seja, o Município vai continuar a sua atitude de recusa até cabal esclarecimento. Trata-se de um processo suspenso sob o ponto de vista da sua efetividade e até às eleições de outubro não haverá qualquer novidade sobre este assunto”.

Foram aprovados um conjunto de apoios para diversas festas no concelho, para a realização do É-Aqui-in-Ócio, e ainda um apoio excecional de 30 mil euros para A Beneficente.