O primeiro será no domingo, 2 de fevereiro, às 11h00, a homenagem que o Município vai prestar ao artista poveiro Fernando Gonçalves através da colocação de uma estátua, junto ao Porto de Pesca, “para imortalizar a presença do Nando, muito próximo de uma das suas maiores obras, os azulejos que retratam a história da Póvoa de Varzim”.

O nosso Pavilhão Municipal acolhe, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, os jogos de qualificação para o Mundial de Futsal. Este será, “sem sombra de dúvida, um grande evento desportivo, que trará muita gente à Póvoa de Varzim”.

O executivo municipal a aprovou a adesão do Município ao Pacto Português para os Plásticos, que resulta de uma parceria entre a Smart Waste Portugal e a Fundação Ellen MacArthur. O Presidente da Câmara e também Presidente da Smart Waste Portugal explicou tratar-se do “terceiro Pacto Europeu, sendo que já existe na Inglaterra e em França, que pretende combater e encaminhar tudo o que tem a ver com embalagens e plástico, criando metas para o definitivo não uso dos plásticos de uso único. Pretende-se a cada vez maior reutilização dos recipientes de plástico para, dessa forma, podermos dar um contributo decisivo no combate às alterações climáticas e também uma vida mais sustentável para todos”.

A Câmara aprovou a primeira fase do concurso de requalificação da antiga Praça de Touros – Arena da Póvoa de Varzim – em que foram admitidas para a apresentação de propostas oito empresas: “entramos, agora, na reta final para a adjudicação desta tão importante obra”.

Foi aprovado também o Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética e Climática no âmbito do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, que pretende acelerar a descarbonização dos seus territórios; fortalecer a capacidade de adaptação aos impactos inevitáveis das mudanças climáticas; permitir que os seus cidadãos tenham acesso a energia segura, sustentável e acessível; reduzir as emissões de CO2 no seu território em, pelo menos, 40% até 2030 e a adotar uma abordagem conjunta para a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas.

O executivo aprovou o pedido de declaração de utilidade pública para a expropriação de 14 parcelas – aquelas em que não foi possível chegar a acordo com os proprietários ou outras situações – dando, deste modo, um passo importante para a continuação da Via B. A este propósito, Aires Pereira informou que as propostas para execução desta empreitada serão abertas hoje.

No âmbito dos apoios, foram aprovados: um contrato-programa com A Beneficente para a Cantina Social no valor de 90 mil euros; um contrato-programa com o Mapadi para a integração de 13 jovens nos serviços do Município, num montante global de 100 mil euros e ainda um contrato-programa de desenvolvimento desportivo à PCAND – Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto para a realização do BISFed 2020 Boccia World Open – Póvoa de Varzim, a ter lugar de 13 a 20 de julho de 2020. Além destes, foram ainda aprovados apoios vários a instituições e associações do nosso concelho e ainda um apoio de 25 mil € aos Serviços Sociais do Município, montante equivalente ao custo anual do abastecimento dos “bares” localizados nas instalações municipais e que são geridos por aquela associação.