O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim explicou que “vai ser adotado, excecional e temporariamente, o mesmo modelo de parquímetros que nos permitiu ter uma época balnear de sucesso no ano passado, sem surtos pandémicos que afetassem a continuidade da atividade económica e turística tão importante para a sustentabilidade dos empresários da Póvoa de Varzim”. Curiosamente, esta decisão é tomada no mesmo dia em que foi administrada a uma cidadã residente no nosso concelho, no Centro de Vacinação instalado em Aver-o-Mar, a vacina que assinala os 4 milhões de inoculados em Portugal.

Fortalecendo a preocupação do Município da Póvoa de Varzim com a sustentabilidade ambiental e inteligência urbana, foi aprovada a abertura de concurso público para a colocação de quatro pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos na Avenida Vasco da Gama, Avenida dos Descobrimentos, Praça Marquês do Pombal e no Parque de Estacionamento em Aver-o-Mar, cujas obras começam já no próximo mês.

Foi aprovado igualmente o Protocolo de Cooperação com a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e a Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo por objeto o desenvolvimento do Projeto CREW. Trata-se de uma iniciativa que visa capacitar os desempregados na recuperação de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida.

O Executivo Municipal aprovou o Projeto de Regulamento Municipal da Gestão de Praias Marítimas integradas no domínio público hídrico do Estado e o Projeto de Regulamento Municipal do Parque de Estacionamento do Antigo Quartel Militar. A respeito deste último, Aires Pereira referiu que “durante o período de consulta pública, não houve qualquer contributo ou sugestão por parte de nenhum cidadão quanto ao modo de funcionamento do Parque de Estacionamento do ex-Quartel, o que significa que a comunidade poveira partilha da visão da Câmara Municipal quanto às condições de utilização a dar a este espaço”.

Durante a reunião, aprovou-se o estabelecimento de dois Protocolos promovidos pelo Município da Póvoa de Varzim com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Grupo dos Amigos do Museu, com vista a tornar a aprendizagem da técnica da Camisola Poveira mais transversal e intergeracional, estimular a profissionalização do trabalho artesanal e aumentar a escala de micronegócios ligados ao artesanato poveiro.

Por fim, foi aprovado por unanimidade os votos de pesar, disponíveis abaixo, pelo falecimento de Avelino Gomes do Monte e José Marques Festas – conhecido, particularmente na comunidade piscatória, como Mestre Festas.

Voto de Pesar Avelino Gomes do Monte

Voto de Pesar José Marques Festas