Nos próximos dias 28 e 29, terá lugar na Igreja Românica, o Colóquio Internacional Caminhos de Santiago por Rates, onde, com a presença de Entidades Oficiais a integrar a Comissão de Honra, como o Presidente do Governo da Galiza, o Secretário de Estado da Cultura de Portugal e os Deputados Europeus ligados à Comissão Europeia do Caminho de Santiago, serão debatidos temas ligados ao Turismo e à melhoria dos caminhos de Santiago.

Durante o evento estarão em análise temas como a criação de um Centro de Estudos dedicado ao Caminho de Santiago, a sinalização do Caminho, o enquadramento do Caminho num Turismo sustentado e a sua importância nas relações entre o Norte de Portugal e a Galiza, assim como a criação de um Curso, ou Unidade Curricular de nível universitário, onde será estudado o Caminho.

Ainda neste âmbito, terá lugar, no Núcleo Museológico de Rates, uma exposição de Estatuetas  de Santiago e Literatura do mesmo tema, da coleção particular do Dr. Paulo Sá Machado, entre os dias 20 de Novembro e 5 de Dezembro.

Poderá visitar a exposição de terça a sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.