Marcaram presença nesta inauguração, também, o Presidente da Assembleia Municipal, a Presidente da Fundação de Serralves e o artista, natural do Funchal, que inclusive já leccionou na Póvoa de Varzim nos anos 80. Fruto de uma parceria entre o Município da Póvoa de Varzim e a Fundação de Serralves, esta exposição sublinha o cruzamento entre a poesia e as artes visuais, evidenciando o uso pioneiro do vídeo, da performance e da instalação no confronto entre sociedade, arte e tecnologia, por parte do autor que é considerado uma das figuras mais radicais da arte contemporânea portuguesa. 

Aires Pereira revelou que esta exposição vai integrar o programa do Correntes d’Escritas 2022 e que era para todos os presentes um “verdadeiro privilégio contar com a explicação entusiasta de Silvestre Pestana”, cujo trabalho como poeta, artista plástico e performer merece reconhecimento a nível nacional e internacional.

Ana Pinho agradeceu, em nome da Fundação de Serralves, o espírito de abertura e colaboração expresso pelo Município da Póvoa de Varzim, referindo-se à nossa autarquia como uma das “que desenvolve maior trabalho de proximidade com a Fundação e cuja total disponibilidade em acolher iniciativas conjuntas é de salutar”. 

O evento, de entrada gratuita, estará aberto ao público até 12 de março de 2022, no seguinte horário: terças a sextas, entre as 10h30 e as 12h30 e das 15h30 às 17h30, e sábados, das 15h30 às 17h30.