O Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, anunciou um protocolo com a Marinha “no sentido de ter um faroleiro no local todas as quartas-feiras”. Também o Museu da Póvoa de Varzim está a colaborar com o projeto de dinamização do local através de visitas guiadas.

Luís Diamantino adiantou que a intenção é criar um roteiro para os visitantes: “nós queremos criar aqui na cidade um itinerário cultural, desde a Matriz, Museu, Praça do Almada, Farol de Regufe. Pensamos que em 2017 teremos também a Casa do Pescador, ali na rua dos Ferreiros, onde vamos preparar outro núcleo museológico. Mais tarde teremos a fábrica A Poveira, um espaço virado para o mar e as conservas, e a Fortaleza. Portanto faremos todo o itinerário do património histórico da Póvoa de Varzim, não esquecendo as casas de escritores. A Póvoa de Varzim é uma cidade rica em património, em história, e temos um farol que é muito importante mantermos vivo”.

A escolha de ontem para realizar esta inauguração prendeu-se com a comemoração do Dia Internacional dos Museus. Após a inauguração, à noite, o Museu Municipal acolheu a adaptação livre da peça de teatro “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, pelo grupo de teatro DEVISA, da Escola Secundária Rocha Peixoto.