Dois actores, recorrendo a poucos elementos cenográficos e adereços, dão vida às várias personagens que se cruzam numa trama escrita por aquele que muitos consideram o “pai” do teatro português: Gil Vicente.

Em “O Velho da Horta” é-nos contada a história de um homem velho que se apaixona por uma jovem que encontra na sua horta. Devido à indiferença da moça, o velho recorre aos serviços de uma alcoviteira, que o espolia da fazenda e da paixão.
O Teatro Ágil desloca-se à Póvoa a convite do Varazim Teatro que, com o apoio da Câmara Municipal, tem trazido ao concelho várias companhias teatrais, revelando uma aposta na diversidade e qualidade dos espectáculos. O Teatro Ágil, como projecto profissional assente na mobilidade, foi umas das companhias escolhidas para contribuir para a divulgação teatral ao ar livre, que, ao contrário do normal, não espera que as pessoas vão ao seu encontro, mas sim, vai ao encontro das pessoas.