Espaço de exposição e venda de livros, essencialmente as obras dos autores presentes, a Feira do Livro volta a estar alojada nas Galerias Euracini2, abrigadas, confortáveis e contíguas ao Cine-Teatro Garrett, desta feita nas salas Lanchinha e Padrão.

Depois do sucesso da edição de 2019, esta marca cultural distintiva da Póvoa de Varzim, animada e convidativa, promete uma semana de boas leituras, a acompanhar o ritmo frenético e entusiasmante do Correntes d´Escritas, que irá levar às Galerias lançamentos de livros, sessões com alunos e respetivas famílias, pequenas conversas literárias e muitas outras conversas paralelas, sempre à volta dos livros e com os livros em volta.

Por lá passarão igualmente cinco das sete exposições de arte integradas no programa do Correntes, que pretendem celebrar a arquitetura, desenho, escultura, pintura, música, dança, teatro e cinema, a saber: Lum(p)en e Limbo, de Marta Bernardes (sala Pente); ORAÇÃO – desenhos de sal, de Paulo Sérgio Beju (sala Selimão); Margem, de Hélder Luís (sala Pente); A Literatura Catalã, um miradouro para o Mundo, do Instituto Raon Llull (sala Arpão) e Identidades Povoadas, com fotografia e texto de Manuela Costa Ribeiro e Pedro Mesquita (sala Sarilho). Por seu lado, Língua Cega – A Oficina Arara na Coleção de Livros e Edições de Artista da Fundação de Serralves e A Figura em Movimento – Juarez Machado/Serigrafias terão lugar na Sala de Atos do Cine-Teatro Garrett e na Galeria Ortopóvoa, respetivamente.

A complementar as atividades existentes nas Galerias Euracini2, são imperdíveis as Pedras Pintadas da Margarida, na sala Pé de Galinha, prontas a ganhar vida e nova utilidade a partir da literatura de referência ali presente. Para visitar, desfrutar e levar consigo, como símbolo de ligação entre os mundos complementares da arte e da cultura.

As lojas da Póvoa de Varzim também responderam ao repto da organização, envolvendo-se no espírito do Correntes d´Escritas, ao serviço das pessoas e da comunidade. Deste modo, os espaços comerciais irão funcionar como extensões das livrarias, mantendo portas abertas à poesia, um pouco por toda a cidade.

Não perca pitada do 21º Correntes d’Escritas. Acompanhe o grande evento no portal municipal e no facebook e não deixe de consultar o programa completo.