Até 6 de Janeiro acompanha a comunidade na celebração do Natal e do Ano Novo, abrilhantando a época com um vasto leque de eventos que vão, certamente, ao encontro de todos os gostos, sejam eles de “travo” tradicional ou mais moderno.

A música é um dos pontos fortes da programação “Feliz Natal Póvoa de Varzim!” e, a exemplo disso, entre sexta e domingo a população pode assistir a quatro Concertos de Natal, de entrada livre. Na sexta, em Balasar e a partir das 21h30, a Igreja Paroquial recebe o Coro Infantil de Amorim, os solistas Juliana Afonso e Pedro Costa, os Pequenos Cantores de Amorim, a solista Filipa Silva, o Amorim & Laundos Ensemble, o Grupo de Sopros de Amorim e o Grupo Coral de Jovens de Balasar. Este Concerto de Natal termina com uma interpretação conjunta de todos os coros de vários temas dedicados ao Natal. Para sábado, 20, são dois os Concertos de Natal programados: o primeiro pela Orquestra Ligeira da Banda Musical da Póvoa de Varzim, no Diana Bar, às 17h00; o segundo pelo Coral Ensaio e pelo Quarteto Verazin, na Igreja Matriz, às 21h30. Por último, no domingo, 21, às 18h30, é a vez de alunos da Escola de Música Arnaldo Moreira, de S. Pedro de Rates, alegrarem com as suas vozes o Salão Nobre da Junta de Freguesia.

No que respeita à restante programação para os próximos dias, “Feliz Natal Póvoa de Varzim!” propõe, para amanhã, sexta, 19 de Dezembro, uma visita à Biblioteca Municipal, que recebe não só o lançamento do Livro de Actas do Seminário “20 anos de Leitores e Bibliotecas”, às 17h30, como, meia hora depois, acolhe Luísa Dacosta para a apresentação da sua nova obra Um Olhar Naufragado (Diário II).

Voltando à música, e no sábado, 20, actuam, no Largo Dr. David Alves, a Orquestra de Sopros e Classe de Conjunto de Iniciação Musical da Escola de Música da Póvoa de Varzim às 11h30. Na Rua da Junqueira, às 16h00, actuam os alunos do 1º ciclo da Escola de Nova Sintra. Estes concertos fazem parte do programa de Animação de Rua preparado para aquelas artérias comerciais.

É também o dia 20 que marca o arranque da Colónia de Férias “Natal 2008 – Descobrir a Brincar”, com o início das actividades para os monitores. Para os cerca de 100 jovens inscritos, a Colónia de Férias começa a 22 de Dezembro, com um plano de actividades que inclui uma visita a Chaves, uma ida ao circo, cinema e outras actividades de carácter desportivo e cultural.

No campo do desporto, começa no sábado o XXII Torneio Internacional de Natal sub-14 “Dr. Macedo Vieira”, no Complexo Desportivo Municipal. Este é um torneio de futebol de 11 que se prolonga até domingo, 21. Na Marina da Póvoa, mais concretamente no Campo de Regatas, tem lugar a Regata de Natal, classe Cruzeiro, a partir das 12h00. Às 18h00 decorre a entrega dos prémios, nas instalações marítimas do Clube Naval Povoense.

Não faltam também as Festas de Natal d’A Beneficente e da Academia Centro do Corpo, no Pavilhão Municipal. A primeira é às 8h30, para utentes do Jardim-de-Infância, Creche e ATL Monsenhor Pires Quesado. Já a da Academia Centro do Corpo decorre às 21h30.

rabanada 14_1º lugar

Domingo, 21, promete ser um dia dedicado à gastronomia tradicional de Natal, com a Festa da Rabanada. A partir das 14h30 as portas do Posto de Turismo abrem-se para todos aqueles que quiserem provar as melhores Rabanadas Poveiras, feitas pelas hábeis mãos de vencedores de várias edições do concurso “Delícia de Rabanada”. As Rabanadas vão estar à venda por um preço simbólico, sendo que os lucros revertem a favor de uma instituição de Solidariedade Social.  Durante a manhã, e em Laundos, vai disputar-se a 3ª jornada do Plano de Promoção de Atletismo, com uma prova de corta-mato que começa às 9h30.

O lançamento do nº 42 do Boletim Cultural Póvoa de Varzim é a proposta do programa “Feliz Natal Póvoa de Varzim!” para segunda-feira, 22 de Dezembro. Esta é uma obra que reúne textos vários sobre a etnografia e cultura poveiras, coincidindo o seu lançamento com os 50 anos de existência do Boletim Cultural. A sessão é às 18h00, no Salão Nobre.

E porque a Solidariedade é indissociável da época natalícia, decorre, na Véspera de Natal, 24 de Dezembro, a Ceia de Natal n’A Beneficente, às 18h00, para a população desfavorecida do concelho e sem retaguarda familiar. A animação musical e teatral não vai faltar a este momento de alegre convívio.

Depois de passado o Natal, já se começam a ouvir as Janeiras. Um pouco por todo o concelho associações culturais e recreativas encarregam-se de manter a tradição, visitando, porta a porta, habitantes da terra, brindando-os com os tradicionais cantares, acompanhados de variados instrumentos musicais. Assim é com o Grupo de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais” que entre sexta, 26 de Dezembro, e 31 de Dezembro vão percorrer a freguesia a anunciar o Ano Novo.

Entre 26 e 27 de Dezembro decorre, no Estádio Municipal, o Torneio de Natal “Relva 08”, nas modalidades Pé-Volei e Volei 3X3. Os interessados podem já efectuar a sua inscrição no Estádio Municipal, encerrando estas a 20 de Dezembro.   

“Feliz Natal Póvoa de Varzim!” relembra ainda que na Biblioteca e Arquivo Municipais decorre um programa de actividades dedicado ao Natal. No Arquivo Municipal, e para os mais novos, a sugestão passa pelos ateliês lúdicos e pedagógicos alusivos ao Natal que decorrem de segunda a sexta-feira. Já na Biblioteca, convida-se a aderir às campanhas de Natal “Novos Leitores”, que consiste na oferta de edições municipais a quem solicitar cartão de leitor, e “Preços de Natal”, que aposta na redução dos preços das edições municipais até 24 de Dezembro. Uma mostra bibliográfica alusiva ao Natal e um variado conjunto de actividades para os mais novos completam a proposta natalícia da Biblioteca.

No portal municipal pode não só manter-se a par das novidades de “Feliz Natal Póvoa de Varzim!”, com visitas regulares, como pode consultar a Agenda de Natal, elaborada especialmente para esta época.  Aproveite também para rever as imagens que, até agora, marcaram o ambiente de festa que a época natalícia já proporcionou à Póvoa de Varzim.