A 1 de Janeiro assinala-se o Dia Mundial da Paz. Neste âmbito, a Póvoa de Varzim recebe uma das acções mais simbólicas do programa do Encontro pela Paz com o lançamento, ao mar, das flores brancas recolhidas na Taça da Paz. O momento, marcado para as 16h00, terá lugar no Porto de Pesca, junto ao Instituto de Socorro a Náufragos, e contará com a presença de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura. As flores que serão lançadas foram depositadas na Taça da Paz no final da Cerimónia do Encontro pela Paz que teve lugar no passado dia 19 de Dezembro. A anteceder este momento do lançamento das flores, haverá uma largada de pombos, seguida de um minuto de silêncio, convidativo à reflexão, findo o qual todos são convidados a lançar as flores brancas ao mar.

Como forma de preparação para o novo ano e para o Dia Mundial da Paz, a organização do Encontro pela Paz convida, ainda, a que no dia 31 de Dezembro e momentos antes da meia-noite, se faça um minuto de silêncio pela Paz.

O Encontro pela Paz, que este ano comemora 12 anos, termina a 15 de Janeiro de 2011 com a actividade Lembrar a Paz, no Diana Bar, às 21h30.